nsc
    nsc

    ANTES DA CAMPANHA

    Eleições 2020 em Joinville: candidatos preparam estratégia sobre Bolsonaro

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    14/09/2020 - 10h16
    Presidente Bolsonaro não pretende se envolver nas eleições municipais
    Presidente Bolsonaro não pretende se envolver nas eleições municipais (Foto: Antonio Cruz, Agência Brasil)

    Em diferentes estratégias, candidatos a prefeito a Joinville nas eleições 2020 estão buscando a identificação com Jair Bolsonaro: com exceção óbvia dos concorrentes da esquerda e centro-esquerda, os demais tentam a associação com o presidente que conquistou 83% dos votos na cidade no segundo turno de 2020. Bolsonaro já adiantou que não pretende se envolver com as eleições municipais, propósito facilitado pelo fato de o Aliança pelo Brasil não ter sido criado ainda. Com o presidente ainda sem partido, não há, evidentemente, candidato do “partido do presidente”, o que deixa o terreno aberto.

    > Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020

    > Eleições 2020: Cidadania confirma Tânia Eberhardt como candidata a prefeita em Joinville

    Confirmado como candidato pelo Patriota e contumaz defensor da pauta de Bolsonaro nas redes sociais, Nelson Coelho tem citado “Deus, Pátria e Família” como “pilares” de sua pré-campanha. Coelho leva em conta também o fato de ser coronel da PM, hoje na reserva. O vice-prefeito tem se aproximado de deputados bolsonaristas, em especial Sargento Lima (PSL). E foi por meio de Daniel Freitas (PSL) que Coelho participou de solenidade em Brasília, onde fez fotos com o presidente.

    Outro candidato a prefeito homologado como candidato neste fim de semana, Eduardo Zimmermann (PTC), dedica espaços em suas redes sociais para fazer a defesa de Bolsonaro, inclusive fotos ao lado do presidente. Quem também já conseguiu fotos com Bolsonaro foi Ivandro de Souza, candidato do Podemos. Foi em viagem aos Estados Unidos, inclusive com gravação de vídeo ao lado do presidente.

    Há mais esforços de conexão com Bolsonaro. O pré-candidato do MDB (a convenção é quarta), Fernando Krelling repete em entrevistas, mesmo quando não é questionado, ter votado em Bolsonaro no primeiro e segundo turnos. O deputado cita também "toda a torcida” pelo presidente na condução do governo.

    Darci de Matos, a ser confirmado candidato pelo PSD nesta quarta, exibiu outdoors no ano passado com sua imagem ao lado de fotos de Bolsonaro e Sergio Moro (ainda estava no governo). O deputado federal lembra ter acompanhado o governo federal nas votações na Câmara. Neste final de semana, após conquistar o apoio do PL, Darci afirmou que a legenda liberal “talvez seja, em Santa Catarina, a que tem maior proximidade com o presidente Bolsonaro”.

    Tais posições são uma amostragem, mais candidatos a prefeito de Joinville vão se manifestar sobre Bolsonaro, em posição de apoio ao presidente. Só não dá ainda para antecipar qual será o peso do presidente em uma disputa municipal. Mas, pelo jeito, há muitos candidatos convictos de que será um dos temas decisivos.

    > Eleições 2020 em Joinville: PL confirma apoio a Darci, em mais uma articulação de Coelho

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas