Sem surpresas, o PL de Joinville confirmou apoio à candidatura de Darci de Matos (PSD) a prefeitura de Joinville nas eleições 2020. A convenção realizada na manhã deste sábado teve votação, com sugestão também dos nomes de Ivandro de Souza (Podemos) e Fernando Krelling (MDB), mas o nome do PSD ganhou com ampla maioria, em mais uma articulação do deputado federal Rodrigo Coelho (PSB). A chapa de Darci já tem o vereador Rodrigo Fachini (PSDB) como candidato a vice-prefeito Na eleição de 2016, o então PR, hoje PL, também apoiou Darci na disputa pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, acompanhe tudo sobre as eleições municipais 2020

> Aumento de eleitores idosos em SC reforça pautas da terceira idade no debate eleitoral

O candidato inicial do PL seria o deputado Coelho, mas o parlamentar não conseguiu decisão judicial para deixar o PSB por justa causa. “Mas nos mantivemos com Coelho até o fim”, diz o vereador e presidente do PL em Joinville, Maurício Peixer. Como a principal liderança do PL em Santa Catarina, Jorginho Melo, preferiu não se envolver, as articulações em Joinville ficaram os vereadores Maurício e Ninfo König, com participação de Coelho. Ou seja, se é para contar com deputado em 2022, o senador deixou prevalecer o desejo do parlamentar em 2020.

Na votação de sábado, a maioria dos candidatos a vereador do PL, que foram para o partido esperando que Coelho pudesse ser o candidato a prefeito, acompanhou o deputado no apoio a Darci. O nome do PSD teve 29 votos, com Ivandro recebendo dois votos e Krelling (um).

Continua depois da publicidade

> Eleições 2020 em Joinville: por que há tantos interessados em concorrer a prefeito

Destaques do NSC Total