nsc
    nsc

    Disputa

    Eleições 2020 em Joinville: com defesa de “nova política”, Adriano avança na reta final e fica com vaga no 2º turno

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    15/11/2020 - 23h09
    Adriano Silva durante a campanha eleitoral: candidato disputa a prefeitura pela primeira vez
    Adriano Silva durante a campanha eleitoral: candidato disputa a prefeitura pela primeira vez (Foto: Divulgação)

    Em sua primeira eleição, o empresário Adriano Bornschein Silva não começou a disputa como favorito nas avaliações sobre a eleição em Joinville. Com as maiores coligações e, consequentemente, com fatias mais expressivas em horário de rádio e TV, Darci de Matos e Fernando Krelling largaram na dianteira. O Novo nem tentou fazer coligação com a alegação de que não faria sentido o partido negar o fundo eleitoral e se aliar com uma legenda que utilizasse os recursos.

    > Confira aqui o resultado das eleições municipais em todas as cidades de SC

    > Em site especial, saiba tudo sobre as eleições 2020

    > Darci de Matos e Adriano Silva estão no segundo turno em Joinville

    A estratégia da “forma diferente” de fazer política foi exitosa e Adriano se destacou entre o pelotão que buscava uma terceira via na prevista polarização entre Darci e Fernando, encarados como políticos tradicionais. Até pode ser alegado que o desgaste do governo Udo acabou atrapalhando o desempenho do candidato do MDB, mas foi Adriano que conseguiu se destacar em um conjunto de candidatos que também usavam o figurino da mudança. O empenho dos candidatos a vereador e demais apoiadores do Novo também colaborou. Após o resultado, Adriano comemorou o reconhecimento nas urnas de que é possível uma “nova política”.

    Darci ficou em primeiro com 25,3%, próximo do conquistado no primeiro turno de 2016. Naquela disputa, o candidato do PSD ficou em segundo e distante do primeiro colocado – Udo fez 45% - e acabou sendo derrotado na segunda votação. Agora, Darci sai com um resultado à frente do adversário, mas contra um concorrente que cresceu justamente no momento necessário. Até pelo apontado nas pesquisas, a estratégia de Darci estava desenhada para enfrentar o “candidato de Udo”. Agora, o adversário é outro.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas