nsc
    nsc

    FENÔMENO NACIONAL

    Eleições 2020 em Joinville: cresce registro de policiais e militares em nomes de urna

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    12/10/2020 - 10h36
    Entre as profissões registradas como nomes de urna em Joinville, "professores" lideram
    Entre as profissões registradas como nomes de urna em Joinville, "professores" lideram (Foto: Arquivo NSC)

    Em fenômeno observado no País, Joinville teve também um maior número de registro de nomes associados aos militares e forças de segurança e salvamento nas eleições 2020. São 16 candidatos com nomes de urna ligados a essas categorias. Na eleição municipal de 2016, foram seis registros.

    O número de candidatos em Joinville cresceu em relação há quatro anos, mas em proporção menor do que a verificada em relação aos nomes “militares”. Os candidatos que registraram “professor” ou “professora” continuam liderando entre os nomes ligados a uma profissão, mas o número não mudou: são 23, contingente também observado em 2016.

    > Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020

    > Eleições 2020: candidatos a prefeito de Joinville apresentam propostas para a saúde

    Na eleição de 2018, por causa da ascensão de Jair Bolsonaro, eleito presidente naquela disputa, o fenômeno já havia ocorrido em Joinville. O melhor exemplo na cidade foram as vitórias de Coronel Armando na eleição para a Câmara dos Deputados e de Sargento Lima para a Assembleia Legislativa. Sargento Floriano ficou na primeira suplência para deputado estadual. Os três candidatos com base eleitoral em Joinville concorreram pelo PSL.

    Na eleição municipal de 2016, antes da Bolsonaro concorrer a presidente, portanto, a segurança pública foi um tema presente na pré-campanha eleitoral de Joinville. Tanto que foram escolhidos três vices com atuação nas polícias Militar e Civil, como Nelson Coelho, Marilisa Boehm e Adilson Moreira.

    Nesta eleição de 2020, há dois registros na eleição majoritária de Joinville, com Comandante Coelho (Patriota) para prefeito e Capitão Ávila como vice de Eduardo Zimmermann (PTC). Na disputa para a Câmara de Vereadores, há cadastro das denominações “sargento”, “policial”, bombeiro”, “tenente” e “subtenente”.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas