nsc
    nsc

    CARTA AOS CANDIDATOS

    Eleições 2020 em Joinville: movimento quer a volta da Fundação Cultural

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    18/09/2020 - 13h23 - Atualizada em: 18/09/2020 - 13h30
    Recuperação da Cidadela Cultural está entre as demandas aos candidatos
    Recuperação da Cidadela Cultural está entre as demandas aos candidatos (Foto: Maykon Lammerhirt, arquivo AN)

    A volta da Fundação Cultural de Joinville está na lista de demandas do Movimento Mobiliza Cultura para candidatos a prefeito e vereadores nas eleições 2020. O grupo, formado em março para reforçar a defesa do setor cultural na cidade, elaborou uma carta aberta baseada no Plano Municipal de Cultura. Há sugestão também aos partidos, para a formação de segmento cultural nas legendas, em modelo semelhante ao empregado por outros setores.

    > Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

    > Joinville tem recorde de candidatos a prefeito nas eleições 2020

    A Fundação Cultural foi extinta em reforma administrativa de 2017, sendo substituída pela Secretaria de Cultura e Turismo – as demais fundações também foram transformadas durante a atual administração. A sugestão do Mobiliza Cultura é a reativação da Fundação ou criação de outra estrutura de gestão com capacidade de para captação de recursos nas esferas local, nacional e internacional. A proposta tem pedido para ser atendida já no ano que vem.

    A lista de demandas inclui mudanças no Simdec, o sistema municipal de financiamento da cultura, valorização do setor, descentralização das atividades culturais, reforço na infraestrutura de espaços culturais, como Centreventos, Cidadela Cultural, Casa da Cultura, rua das Palmeiras, museus, entre outros. 

    A transformação de locais públicos, como praças, em espaços para encontros e lazer, com atividades culturais, está na lista, entre outros temas. A implantação de programa de formação cultural, revitalização do Carnaval e melhoria de espaços para apresentações culturais estão entre as nove demandas para atendimento já em 2021.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas