nsc
    nsc

    15 NOMES

    Joinville tem recorde de candidatos a prefeito nas eleições 2020

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    17/09/2020 - 16h06 - Atualizada em: 29/09/2020 - 10h15
    Até então, maior número de candidatos havia sido registrado em 1988
    Até então, maior número de candidatos havia sido registrado em 1988 (Foto: Salmo Duarte, arquivo AN)

    Sem surpresa, Joinville terá recorde de candidatos a prefeito, com 15 concorrentes na disputa das eleições 2020. Os nomes aprovados nas convenções partidárias já foram homologados na Justiça Eleitoral. O fenômeno é nacional: em um exemplo, jornal O Globo apurou crescimento de 35% no número de participantes na eleição de prefeitos de capitais.

    > Saiba quem são os candidatos a prefeito de Joinville

    > ​​Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

    Nas últimas quatro décadas, desde a permissão para a criação de mais partidos, após o período de Arena e MDB, o recorde de candidatos era de 1988, quando foram nove inscritos na eleição vencida por Luiz Gomes (PDS). Na eleição de quatro anos atrás, foram oito candidatos.

    Um dos principais motivos alegados para o aumento das candidaturas pelo País é o fim das alianças para a eleição de vereadores. A coligação só é permitida na disputa pelas prefeituras. Dessa forma, os interessados em vagas no Legislativo cobram do partido a candidatura a prefeito, uma forma de dar mais visibilidade à nominata à Câmara. A convicção no impacto das redes sociais entre os eleitores dá mais confiança a quem tem reduzido tempo no horário eleitoral é outro fator – há mais motivos.

    Ao final das convenções, com a fragmentação das candidaturas, somente duas alianças contam com mais de duas legendas: são as coligações lideradas por Darci de Matos (PSD) e Fernando Krelling (MDB). Os demais candidatos conseguiram um partido como aliado ou concorrem sem alianças.

    Nesta eleição, a segunda em Joinville sem a presença de um candidato à reeleição (a outra foi em 2008), apenas um concorrente, Darci de Matos, disputou o cargo de prefeito anteriormente. O pleito em 2020 traz pela primeira vez duas candidatas à prefeitura, Mayara Colzani (PSOL) e Tânia Eberhardt (Cidadania). Desde os anos 1980, houve candidaturas femininas em 1992 e em 2004. Nas eleições de agora, há ainda cinco mulheres concorrendo à vice-prefeita. O maior número até agora era de 1988, com duas concorrentes a vice.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas