nsc
    an

    Executivo

    Saiba quem são os candidatos a prefeito em Joinville nas Eleições 2020

    Até esta terça-feira, 14 candidatos já haviam homologado suas candidaturas

    15/09/2020 - 16h42 - Atualizada em: 17/09/2020 - 15h53

    Compartilhe

    Por Isadora Nolf
    Cláudia
    Por Cláudia Morriesen
    foto mostra pórtico de Joinville
    Joinville é o maior colégio eleitoral de Santa Catarina, com mais de 400 mil eleitores aptos ao voto
    (Foto: )

    As eleições municipais em 2020 serão para a escolha de prefeitos e vereadores. Saiba quem são os candidatos a prefeito em Joinville, além de saber os seus respectivos partidos e coligações. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro e o segundo turno, para cidades com mais de 200 mil habitantes, será no dia 29 de novembro.

    > Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

    Em Joinville, até agora, 14 candidatos disputarão a prefeitura. Confira a lista, que foi publicada em ordem alfabética:

    Adriano Bornschein Silva (Novo)

    Vice: Rejane Gambin (Novo)

    Adriano é presidente de uma empresa farmacêutica de Joinville desde 2000, e há 16 anos atua como socorrista voluntário do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, onde também já foi vice-presidente. Esta é a primeira vez que Adriano ingressa na carreira política.

    Adriano Mesnerovicz (PSTU)

    Vice: Ricardo Lautert (PSTU)

    Adriano é ativista LGBT, tem formação em história e é professor desde 2012. Seu envolvimento com a política começou na militância do movimento estudantil, quando era estudante da Escola Celso Ramos. Se filiou ao PSTU em 2015.

    Anelisio Machado (Avante)

    Vice: Joacir Siqueira de Souza (Avante)

    Anelisio mora em Joinville desde 1976, é formado em pedagogia e técnico mecânico, além de ter pós-graduação em gestão de pessoas. É fundador de uma instituição de ensino superior da cidade e diretor geral de uma emissora de televisão. Apesar de ser sua primeira vez disputando o cargo de prefeito, já alcançou 13 mil votos nas eleições para deputado estadual em 2018.

    Eduardo Zimmermann (PTC)

    Vice: Capitão Ávila (PTC)

    Eduardo Zimmermann tem 34 anos e é natural de Joinville. É formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em administração pela Udesc e é especialista em Controle Público pelo Tribunal de Contas do Estado. Esta é sua primeira candidatura. Foi coordenador-geral de gestão da Secretaria Nacional da Juventude, em Brasília, e foi Secretário Executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente, de 2015 ao início de 2019.

    Darci de Matos (PSD)

    Vice: Rodrigo Fachini (PSDB)

    Darci de Matos tem 58 anos e é natural de Cafelândia, no Paraná. É formado em Economia pela Univille e fez pós-graduação em Administração e Marketing. Foi eleito vereador em Joinville em 2000 e 2004, e atuou como presidente da Câmara por duas vezes. Em 2006, foi eleito deputado estadual, cargo para o qual foi reeleito nas eleições de 2010 e 2014. Em 2008 e em 2016 foi candidato a prefeito de Joinville, chegou ao segundo turno, mas não se elegeu.

    Fernando Krelling (MDB)

    Vice: Rosane Bonessi (MDB)

    Fernando Krelling tem 38 anos. É formado em Educação Física e tem pós-graduação em Gestão Pública. Em 2013, assumiu como presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), atual Secretaria de Esportes. Em 2016, foi eleito vereador pelo MDB e foi presidente da Câmara de Vereadores de 2017 a 2018. Nas eleições de 2018, elegeu-se Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

    Francisco de Assis (PT)

    Vice: Antônia Grigol (PT)

    Francisco de Assis é gestor público e atuou como vereador em Joinville e deputado estadual por dois mandatos. Chegou a assumir como deputado federal, em 2014. Também foi secretário municipal de Turismo em Itapema e presidente da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização (Conurb) em Joinville, na gestão do ex-prefeito Carlito Merss (PT), que nas últimas seis eleições foi o nome petista na disputa pela prefeitura em Joinville.

    James Schroeder (PDT)

    Vice: ainda não definido

    Schroeder é engenheiro agrônomo e servidor da prefeitura, acumulando 12 anos de experiência como vereador, atualmente no terceiro mandato. O candidato do PDT busca criar um ambiente favorável ao empreendedorismo local.

    Ivandro de Souza (Podemos)

    Vice: Angélica Ponciano (Democratas)

    Ivan é empresário da área de construção civil e, após um tempo sem ligações partidárias, se filiou ao Podemos no fim de 2019. Apesar de nunca ter participado da administração pública, já foi secretário de Habitação nos anos 1990 e chegou a ser anunciado possível candidato do PSDB em 2011.

    Levi Rioschi (Democracia Cristã)

    Vice: Simone Rietter (DC)

    Levi Rioschi tem 47 anos, é formado em Gestão Pública e atualmente atua como profissional liberal na área de vendas. Foi vereador em Joinville entre 2013 e 2016, presidente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Joinville e relator na Comissão de Segurança.

    Marco Aurélio Marcucci (Republicanos)

    Vice: Israel Petróleo (Republicanos)

    Marcucci é advogado criminalista, vive em Joinville desde 1999 e foi eleito vereador em 2004 pelo PSDB. Trabalhou 24 anos na Polícia Civil e então como delegado em Santa Catarina. Atuou em Barra Velha, Jaraguá do Sul e chegou a ser delegado regional em Joinville antes de ser exonerado da instituição após ser condenado por peculato.

    Mayara Colzani (PSOL) 

    VIce: Francisco Aviz (PSOL)

    O envolvimento de Mayara com a política começou aos 13 anos, quando participou do Encontro Latino-Americano de Empresas Recuperadas pelos Trabalhadores, na Cipla. Antes da Medicina Veterinária, cursou dois anos de graduação em Matemática na Udesc e cursou técnico em Eletrotécnica no Cedup. Foi também assessora do então vereador Adilson Mariano, período em que foi responsável pela intervenção na juventude.

    Nelson Coelho (Patriota)

    Vice: Sérgio Duprat (Patriota)

    Nelson é atual vice-prefeito de Joinville e tenente-coronel da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina. Serviu por 30 anos à instituição e encerrou sua participação no comando do 8º Batalhão de Joinville em 2016, responsável pela segurança da zona Norte, Leste e Oeste de Joinville.

    Tânia Eberhardt (Cidadania) 

    Vice: Professor Anselmo (Solidariedade)

    Tânia é formada em pedagogia e trabalhou como servidora municipal concursada de 1972 a 2009. Já atuou como secretária da Saúde e do Bem Estar Social e també foi vereadora por dois mandatos, entre os anos de 2004 a 2008 e 2009 a 2012 trabalhando em frentes como saúde e educação, cultura, lazer, segurança pública e meio ambiente.

    Assista: O que faz o prefeito?

    Assista

    O que faz um prefeito?

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas