nsc
an

Eleições 2020

Fernando Krelling quer criar parques da saúde e banco do empreendedor em Joinville

Candidato do MDB foi o 15º a participar da série com os nomes que concorrem à prefeitura de Joinville

12/11/2020 - 13h44 - Atualizada em: 12/11/2020 - 15h50

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Fernando Krelling, candidato do MDB a prefeito de Joinville
Fernando Krelling, candidato do MDB a prefeito de Joinville
(Foto: )

Fernando Krelling (MDB), candidato a prefeito de Joinville, participou de entrevista no A Notícia na tarde desta quinta-feira (12). A conversa ao vivo com o colunista Jefferson Saavedra e o jornalista Hassan Farias teve duração de 20 minutos.

> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições 2020

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Entre os temas abordados estiveram as propostas para as áreas de lazer e esporte, a manutenção do Hospital São José, a criação de um banco do empreendedor, as prioridades para a mobilidade urbana e os planos para a licitação do transporte coletivo em Joinville, entre outros temas.

- Me preparei para ser prefeito de Joinville porque me sinto seguro e confortável. Começarei uma nova era, a do diálogo, da conversa e de sair do gabinete para estar na rua à disposição da população - afirmou.

Foi a última de uma série de entrevistas com os 15 candidatos a prefeito de Joinville. Elas foram transmitidas diariamente, com exceção do fim de semana, em dois horários: 14 e 15 horas.

As conversas seguiram a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral. Não houve espaço para perguntas dos leitores, ouvintes e espectadores durante as transmissões.

Veja a entrevista completa:

Investimento em áreas de lazer

"Nosso avanço será com melhorias dos espaços existentes. Temos que equipar e reestruturar os equipamentos esportivos existentes em Joinville. E vamos criar oito parques da saúde, que é uma unidade de saúde com um grande parque acoplado ao lado, com quadras e espaços de lazer para a família toda. Isso vai auxiliar muito e fazer com que a nossa cidade tenha mais oportunidades e opções para a família toda."

Manutenção do Hospital São José

"Hoje existe uma política hospitalar catarinense, com repasse específico do governo do Estado para o Hospital São José. Nós precisamos pedir recursos do Estado para obras no município, principalmente para infraestrutura, assistência social e outras áreas, e aí conseguirmos ter recursos de fonte 100, que é do pagador de impostos em Joinville, para a gente colocar no São José. O que acontece hoje é que o recurso da fonte 100 vai para o São José, mas o recurso de fora nunca vem para as obras."

Banco do empreendedor

"Seria praticamente uma lei de incentivo. Abriríamos um chamamento com instituições financeiras, que estariam à disposição. Elas fazem o empréstimo e a prefeitura faz o subsídio dos juros. De que forma? Apenas para projetos apresentados de ampliação de negócios, que pudessem justificar o aumento do número de empregos e o giro econômico no município. Esses projetos seriam muito parecidos com os apresentados em outras leis de incentivo existentes, como o Simdec."

Licitação do transporte coletivo

"Nós vamos abrir a licitação e fazer passagens diferenciadas. Um exemplo: o cidadão que sai do Centro e vai até o BIG da zona Sul paga a mesma coisa do que o cidadão que sai do Quiriri e vai até o Morro do Amaral. Se a gente incentivar passagens diferenciadas nesse edital do transporte coletivo, com certeza nós teremos mais usuários e incentivaremos uma redução significativa na passagem."

Prioridades na mobilidade

"Nós temos algumas que são extremamente importantes: as três pontes, na Anêmonas, na Nacar e na Plácido Olímpio, para facilitar o acesso nas zonas Sul e Leste da cidade; a abertura da Almirante Jaceguay para termos uma nova entrada em Joinville, diminuindo o fluxo na Ottokar e na 15 de Novembro; a nova saída do Jardim Paraíso; o binário na Florianópolis com a Monsenhor Gercino; e uma ligação importante que é a Elza de Oliveira, que hoje não é pavimenta e liga o Ulysses Guimarães com o Paranaguamirim."

Leia mais:

> Adriano Mesnerovicz propõe criação de empresa municipal de transportes em Joinville

> Adriano Silva defende meritocracia no serviço público e parcerias com iniciativa privada em Joinville

> Anelísio Machado propõe Polícia Municipal para Joinville e defende volta de creches domiciliares

> ​Dalmo Claro fala em reorganizar a saúde e defende construção de novas pontes em Joinville

> Darci de Matos propõe parcerias público-privadas e quer reforma administrativa na Prefeitura de Joinville

> Eduardo Zimmermann propõe teleférico em Joinville e defende liberdade na prevenção ao coronavírus

> Francisco de Assis defende licitação do transporte coletivo e criação do Banco do Povo em Joinville

> Ivandro de Souza defende federalização do São José e quer parque linear no Centro de Joinville

> James Schroeder defende ensino fundamental integral e transformação de lixo em biodiesel em Joinville

> Levi Rioschi defende prefeitura itinerante e metrô de superfície em Joinville

> Marco Aurélio Marcucci quer priorizar segurança pública e discutir rodízio de carros no Centro de Joinville

> Mayara Colzani defende empresa pública de transporte e concurso público em Joinville

> Nelson Coelho propõe recuperar área central e recriar guarda municipal em Joinville

> Tânia Eberhardt quer implantar internação domiciliar na saúde e propõe reforma no Centro de Joinville

Colunistas