nsc
an

Eleições 2020

Tânia Eberhardt quer implantar internação domiciliar na saúde e propõe reforma no Centro de Joinville

Candidata do Cidadania foi a 14ª a participar da série com os nomes que concorrem à prefeitura de Joinville

12/11/2020 - 12h44 - Atualizada em: 12/11/2020 - 15h14

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Tânia Eberhardt, candidata do Cidadania a prefeita de Joinville
Tânia Eberhardt, candidata do Cidadania a prefeita de Joinville
(Foto: )

Tânia Eberhardt (Cidadania), candidata a prefeita de Joinville, participou de entrevista no A Notícia na tarde desta quinta-feira (12). A conversa ao vivo com o colunista Jefferson Saavedra e o jornalista Hassan Farias teve duração de 20 minutos.

> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições 2020

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Entre os assuntos abordados estiveram os planos para a saúde, como criar duas equipes de internação domiciliar e ampliar a cobertura da estratégia de saúde da família para 100%, as propostas para a mobilidade, a revitalização do Centro, a viabilização do ensino integral nas escolas e a desburocratização para abertura de empresas, entre outros temas.

- Eu conheço o serviço público, sei como se faz uma licitação, o que está certo ou errado, quais são seus direitos e deveres. Por isso, me sinto pronta - afirmou.

Foi a penúltima de uma série de entrevistas com os 15 candidatos a prefeito de Joinville. As conversas seguiram a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral e não contaram com espaço para perguntas dos leitores, ouvintes e espectadores durante as transmissões.

Veja a entrevista completa:

Prioridades na saúde

"Nós queremos implantar duas equipes de internação domiciliar. Há sempre um grande número de pacientes que ficam internados nos hospitais, única e exclusivamente, para tomar um antibiótico antes de uma cirurgia. E essa internação, às vezes, se prolonga até 90 dias. Com a internação domiciliar, o paciente fica em casa sob os cuidados dessa equipe médica. Isso significa até 70 pessoas a menos, por equipe, internadas nos nossos hospitais. E um custo de 70% abaixo do que estivesse ocupando um leito no hospital."

Manutenção do Hospital São José

"Essa questão da manutenção dos hospitais se resolve em Brasília. O SUS tem 30 anos e a tabela do Sistema Único de Saúde também tem 30 anos. Tem coisas que não se renovaram e os valores ficaram, então não mantêm os serviços dentro do hospital. Eu vou correr atrás dos nosso deputados e vamos nos unir para fazer frente a uma grande reivindicação nacional para que nossa tabela seja reconhecida e os valores sejam alterados."

Obras de mobilidade

"Em um primeiro momento, estamos trazendo algumas orientações mais simples e que podem ser feitas de forma imediata. Ou seja, fazer conexões em cada bairro. Às vezes, é uma pequena ponte ou abrir 100 metros de rua para criar alternativas de desafogar as ruas principais. Feito isso, vamos fazer as conexões interbairros. A outra questão é ver se essa última gestão providenciou projetos, senão teremos de fazer porque o tesouro municipal não consegue fazer grandes obras."

Revitalização do Centro

"Queremos fazer um concurso de arquitetos para reformar o nosso Centro histórico. Nós temos a proposta de diminuir o IPTU de todos os empreendedores que queiram fazer barzinhos, pequenos cafés, biblioteca naquela região. Nós queremos estimular com o barateamento de 50% do IPTU para as pessoas que fizerem empreendimentos lá no entorno. vamos deixar o Centro histórico de novo bonito e atraente."

Ensino integral

"Hoje, nossas escolas não têm condições físicas de absorver o período integral porque já estão lotadas pelos nossos alunos. Precisamos já ir construindo as novas escolas com uma unidade física ampliada e começar a pensar na construção de novos espaços nas escolas existentes. Enquanto isso não acontecer, nós queremos criar algumas oficinas de contraturno nos bairros da cidade, como já tínhamos antigamente, para que todas as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social possam frequentar a escola o dia inteiro."

Leia mais:

> Adriano Mesnerovicz propõe criação de empresa municipal de transportes em Joinville

> Adriano Silva defende meritocracia no serviço público e parcerias com iniciativa privada em Joinville

> Anelísio Machado propõe Polícia Municipal para Joinville e defende volta de creches domiciliares

> ​Dalmo Claro fala em reorganizar a saúde e defende construção de novas pontes em Joinville

> Darci de Matos propõe parcerias público-privadas e quer reforma administrativa na Prefeitura de Joinville

> Eduardo Zimmermann propõe teleférico em Joinville e defende liberdade na prevenção ao coronavírus

> Francisco de Assis defende licitação do transporte coletivo e criação do Banco do Povo em Joinville

> Ivandro de Souza defende federalização do São José e quer parque linear no Centro de Joinville

> James Schroeder defende ensino fundamental integral e transformação de lixo em biodiesel em Joinville

> Levi Rioschi defende prefeitura itinerante e metrô de superfície em Joinville

> Marco Aurélio Marcucci quer priorizar segurança pública e discutir rodízio de carros no Centro de Joinville

> Mayara Colzani defende empresa pública de transporte e concurso público em Joinville

> Nelson Coelho propõe recuperar área central e recriar guarda municipal em Joinville

Colunistas