nsc
    nsc

    POR MEIO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA

    Eleições 2020 em Joinville: proposta sugere novo mercado público em área de terminal de ônibus

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    20/09/2020 - 11h38
    Localização do terminal central de Joinville motivou debates no passado
    Localização do terminal central de Joinville motivou debates no passado (Foto: Arquivo pessoal)

    Em uma das primeiras propostas apresentadas para as eleições 2020 em Joinville, Darci de Matos (PSD) quer transformar a construção de um mercado público municipal na área do terminal central de ônibus, caso seja o vitorioso em novembro. O novo mercado seria erguido por meio de parceria público-privada (PPP), em equipamento público que seria o marco da “recuperação” da área central de Joinville. “Não será gasto um tostão do poder público”, diz o candidato.

    > Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

    > “Com Fé”, “Acima de Tudo”, “Juntos”, “Gente”: como as alianças se chamam em Joinville nas Eleições 2020

    > Eleições 2020 em Joinville: com mais de 500 candidatos, disputa para vereador terá recorde

    O terminal mais movimentado do transporte coletivo motivou debates mais intensos no passado. As propostas previam transferência para outro local na área central, com objetivo de escapar dos alagamentos; ou mesmo fragmentação com vários pontos de embarques e desembarques na área central. Não houve mudança alguma.

    Nem mesmo os recorrentes projetos de requalificação do Centro, como o apresentado em 2010 pelo então Ippuj ou mesmo a nova proposta da Secretaria de Planejamento Urbano, divulgada no ano passado, mexem com o terminal. A principal intervenção nesta década foi a instalação de corredores de ônibus na Nove de Março, com eliminação do tráfego dos ônibus em outras vias.

    A proposta prevê novos pontos para passageiros na Beira-rio e JK-João Colin, a “poucos metros” do atual terminal. “Seriam estruturas mais modernas, preparadas para a integração”, diz o deputado federal licenciado. Os ônibus não cruzariam mais o miolo da área central. O candidato lembra que mudanças costumam receber críticas, com os corredores de ônibus em 2007, no governo Tebaldi. “Com o tempo, se comprovou que estava certo”.

    O mercado público a ser construído por meio de PPP, caso ele vença as eleições, será também espaços para eventos e marcará, conforme o candidato a prefeito, o início da recuperação da área central. Para ele, as obras do rio Mathias pioraram a situação, mas o Centro estava deteriorado há muito tempo.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas