nsc
nsc

Rede Municipal

“Estamos quase jogando a toalha”, diz prefeito de Joinville sobre volta às aulas em 2020

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
19/10/2020 - 11h38 - Atualizada em: 19/10/2020 - 19h51
Retomada das aulas presenciais está na dependência de recuo em matriz de risco
Retomada das aulas presenciais está na dependência de recuo em matriz de risco (Foto: Arquivo AN)

Ainda que seja defensor da volta gradual do ensino presencial, o prefeito de Joinville está considerando “pouco provável” a retomada das aulas na rede municipal em 2020. “Estamos quase jogando a toalha”, resume Udo Döhler, demonstrando insatisfação com a matriz de risco do governo do Estado. O prefeito cita ainda “resistências” ao retorno das aulas, além da proximidade com o final do ano. Caso a rede municipal não retorne, o volta à sala de aula nestea ano seria apenas nas redes estadual e privada em Joinville, caso ocorre recuo na matriz de risco.

> Quer receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp? Entre no grupo do AN

> Como é feita a busca de alunos ausentes no ensino remoto da rede municipal de Joinville

A retomada das aulas em Joinville está na dependência de alteração na matriz da pandemia, com recuo para risco “alto” – Joinville e região estão na situação “grave”, na qual as aulas não são permitidas. Mesmo que a atualização desta semana aponte o patamar de menor gravidade, a Secretaria de Educação de Joinville vai aguardar pela manutenção da situação na matriz seguinte. Dessa forma, o retorno ficaria para o dia 3 de novembro.

Embora a previsão de retomada em 2020 esteja mantida, o prefeito de Joinville acha mais provável a volta neste ano apenas das aulas de reforço na rede municipal, com atendimento individualizado aos alunos Udo é crítico da matriz. “Nossos indicadores mostram que já podíamos ter retomado as aulas de forma segura, mas a matriz do governo do Estado faz uma leitura equivocada”, diz o prefeito, citando como exemplo a necessidade de manter leitos exclusivos para Covid-19 mesmo com ociosidade.

A rede municipal de Joinville está distribuindo conteúdo por meio de ensino remoto, modalidade que será mantida mesmo com a eventual volta das aulas. O ensino presencial não será obrigatório e, mesmo para quem voltar à sala de aula, será preciso continuar acompanhando o ensino à distância.

Leia também:

Oeste de SC pode voltar às aulas presenciais, mas cidades mantêm atividades remotas

Joinville tem 26 bairros com menos de dez casos ativos de coronavírus; veja a lista

Motociclista foge de abordagem e tenta atropelar policial no Norte de SC

Adolescente desaparece após ser levado pelo mar em Itapoá

Jade Magalhães confirma fim do noivado com Luan Santana

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas