Jaraguá do Sul terá praça em homenagem à comunidade com origem húngara. Nesta semana, a prefeitura deu largada na licitação nesta semana para a construção na localidade de Santo Estevão, em área comprada pelo município. A Praça Húngara tem possibilidade de ficar pronta até o final de outubro do ano que vem, conforme a expectativa do prefeito Jair Franzner. O edital de concorrência prevê R$ 2,2 milhões. A Hungria também está sendo homenageada na Bienal Internacional do Livro.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

A Praça Húngara terá áreas de cultura, esporte e lazer, com setores para ciclistas, conforme a descrição da prefeitura. O espaço fará referência em memória e homenagem aos imigrantes vindos da Hungria – os colonizadores chegaram em 1891, com 200 famílias provenientes do distrito de Veszprém (atualmente, cidade-irmã de Jaraguá) e 30 famílias de Székesfehérvár. A implantação será em local próximo à Igreja Santo Estevão, construída em 1922 pelos colonizadores.

A praça terá a instalação do monumento “Lança Húngara”, símbolo da comunidade húngara. Também estão previstos elementos com semelhança com a praça de Veszprém. A solenidade de lançamento da licitação da praça teve a presença da cônsul-geral da Hungria, Szuszanna László; da adida cultural e de educação, Észter Klara Dobos; e do cônsul honorário Amauri Steinmacher, entre outras autoridades.

Continua depois da publicidade

Parada há oito anos, obra da Costa do Encanto terá tentativa de acordo

Joinville registrou 9,7 mil infrações por radares em setembro; ranking das multas teve mudança

Acesso ao porto em SC poderá ser prioridade em retomada de obras de contorno

Prefeitura de Joinville fará leilão de veículos; edital traz valores mínimos para lances

Qual a valorização na venda de imóveis residenciais em Joinville no ano

Subsídio para ligação de esgoto terá reforço em Joinville

Joinville voltará a ter edital para ampliação da iluminação, após três anos