A futura operação das áreas de escape na Serra Dona Francisca, em Joinville, terá de contar com serviços extras. O plano é de contratação de empresa de caminhões guincho para a remoção dos veículos que venham a usar as rampas de desaceleração. O outro serviço a ser licitado será de manutenção das caixas de contenção, formadas por seixo rolado. As obras na SC-418 estão na fase inicial, com medições de topografia. Os trabalhos contratados pelo governo do Estado devem ser concluídos até abril de 2026.
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As áreas de escape serão construídas nos km 15,3 e 17,4. O trajeto entre os dois dispositivos de segurança será requalificado, com redesenho de curva e revestimento de concreto em toda a extensão. O investimento no conjunto de obras será de R$ 35 milhões. Previstas desde a conclusão do projeto executivo de revitalização da rodovia estadual, em 2022, as áreas de escape têm inspiração também nas rampas da BR-376, em Guaratuba (PR), perto da divisa com Santa Catarina.
Obras estão na fase inicial
A primeira área de escape foi inaugurada em 2011 e a segunda em 2019. Os dispositivos fazem parte da concessão da rodovia federal, da qual a BR-101 Norte, em Santa Catarina, também é integrante. Em um dos locais, a retirada dos veículos é feita por meio de pórtico móvel. As rampas de desaceleração na SC-418 serão as primeiras de Santa Catarina.
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