Apontado pelo governo Adriano Silva como um dos principais desafios da prefeitura de Joinville, a ampliação das vagas na educação infantil poderá contar com modelos “alternativos” para acelerar a expansão. Entre as opções em estudos, estão novos métodos de construção, parcerias público-privadas e até o sistema de locação built to suit (construído para servir), no qual um imóvel é construído ou reformado para atender a demanda específica de quem aluga.
Continua depois da publicidade
> Contratado, projeto de reforma de ginásio em Joinville vai avaliar ampliação
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A rede pública municipal de Joinville tem 22,5 mil alunos matriculados na educação infantil, incluindo rede própria e conveniada. O déficit fica em torno de 6,5 mil vagas. Ainda no ano passado, a Secretaria de Educação de Joinville montou plano de expansão para atender a atual lista de espera e a demanda futura, levando em conta ainda as metas do Plano Municipal de Educação.
Foi esse estudo que indicou a necessidade de construção de 31 novos centros de educação infantil. O atendimento da demanda também prevê ampliação de parte dos CEIs já existentes e contratação de mais vagas na rede conveniada. O mapeamento dos bairros foi definido, assim como a estimativa de ano da construção ou ampliação (o plano se estende até 2026).
Continua depois da publicidade
O modelo tradicional de expansão, com a prefeitura fazendo a licitação das obras, fica com maior parte dos investimentos, mas há um conjunto o de CEIs a serem oferecidos pelo chamado modelo inovador (PPPs, built to suit, entre outros). Nesse caso, o cronograma tem intervalo de tempo menor porque haveria mais agilidade nas construções.
> Quais obras são propostas na revisão do Plano Viário de Joinville
> Joinville tem um milhão de viagens por dia; 44% por meio de carros
> Reforma no Museu Nacional do Mar não atrai empresas interessadas
> Câmara de Joinville aprova proposta das bisnagas de maionese e ketchup
 
				 
                                    