nsc
    nsc

    53 MIL TESTES

    Joinville prepara testagem de coronavírus para todos os idosos

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    24/06/2020 - 14h38
    Até terça-feira, Joinville realizou 10,7 mil testes para a detecção do coronavírus (foto: Divulgação)
    Até terça-feira, Joinville realizou 10,7 mil testes para a detecção do coronavírus (foto: Divulgação)

    Em julho, a Secretaria de Saúde de Joinville quer abrir uma nova e ampla frente de testagem para coronavírus na cidade: aplicar testes rápidos em todas as pessoas com mais de 60 anos. A estimativa é submeter ao diagnóstico 53 mil pessoas. A data exata do início de realização dos exames ainda depende do fornecimento dos testes, ainda em fase de aquisição. Entre as 30 mortes provocadas por covid-19 em Joinville, 25 foram em pacientes com mais de 60 anos de idade.

    Desde o início da pandemia, Joinville fez 10,7 mil exames para coronavírus, com 1.055 casos – conforme o governo do Estado. Hoje, quem tem sintomas da doença, independentemente da idade, deve entrar em contato com uma unidade de saúde para ser submetido ao teste. Também há possibilidade de pessoas sem sintomas serem testadas de forma aleatória (barreiras sanitárias, convite da secretaria – inquérito epidemiológico).

    O modelo de testagem para os idosos ainda está em elaboração, mas o plano principal é abrir agendamento pela internet, como é feito na vacinação contra a gripe. Pela modalidade, será possível organizar melhor a aplicação dos testes e evitar aglomerações. Esse tipo de deslocamento, para ações de saúde, é permitido pelo decreto de isolamento de idosos, em vigor a partir desta quinta-feira. No caso das pessoas com dificuldade de locomoção, por diferentes motivos, o planejamento prevê a realização do exame na residência. Em todas as situações de casos positivos, familiares residentes na mesma moradia do idoso também serão testados.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas