nsc
nsc

DEMANDA ATÉ 2041

Joinville tem estudo para instalação de parques lineares; confira lista

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
18/06/2022 - 10h02
Trecho no entorno do rio Cachoeira está mapeado há décadas para receber parque linear
Trecho no entorno do rio Cachoeira está mapeado há décadas para receber parque linear (Foto: Mauro Schlieck, CVJ, Divulgação)

As instalações ao lado de rios, sem necessidade de desapropriações e com uso de terrenos públicos, dominam as propostas de parques sugeridas em estudo sobre as demandas de Joinville em áreas de lazer. Os chamados parques lineares, cuja ideia inicial foi para o rio Cachoeira, são a maioria entre as indicações das áreas do Programa de Implantação de Equipamentos Públicos, montado pela Secretaria de Planejamento Urbano para servir como subsídio para a tomada de decisões para as próximas duas décadas - ou seja, são diretrizes, mas não significa que necessariamente vão sair do papel. O estudo traz também a demanda de escolas, unidades de saúde e de assistência social e de mais áreas de lazer.

> Estudo estima Joinville com 822 mil moradores em duas décadas

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Hoje, Joinville conta com oito parques na área urbana. A proposta é contar com mais 16, além de indicações para lotes públicos, até 2041. A projeção é elaborada com base na estimativa de crescimento da população e a atual distribuição dos parques. A proposta das estruturas lineares une a preservação ambiental ao lazer, além de reduzir custos (ou até eliminar, em determinadas situações) com desapropriações.

Os parques lineares são corredores com espaços para pedestres e, geralmente, para ciclistas, com áreas de convivência. No caso do rio Cachoeira, são propostos dois segmentos: o tradicional, tema de propostas há mais de duas décadas e ainda sem sair do papel, na área central (Beira-rio); e outro no Costa e Silva. Ainda mais ao Norte de Joinville, há sugestão de parques lineares junto aos rios Cubatão e do Braço. A lista tem ainda instalações ao longo dos rios Águas Vermelhas, Itaum, Bupeva, entre outros (confira a lista abaixo).

Mais praças

O modelo de parques lineares também é sugerido no estudo para o entorno da linha ferroviária. A principal indicação é para trechos entre as zonas Sul e Oeste, por onde passa a ferrovia. As áreas em volta das lagoas de estabilização em desativação no Jarivatuba e áreas na região Leste, junto ao Eixo Ecológico, também fazem parte das propostas. O diagnóstico aponta ainda a demanda por mais praças, sugerindo os locais de instalação. Iniciado em 2018, o plano sobre os equipamentos públicos foi divulgado nesta semana.

As sugestões de parques lineares para as próximas duas décadas

Oeste

Parque ao longo do rio Águas Vermelhas, com recuperação de áreas de preservação, com espaços de lazer e contemplação

Sudoeste

Parque ao longo da rua Aquilino Buzzi, acompanhando curso d’água

Parque em trechos no entorno da linha de trem, no Nova Brasília, partindo da estação até o rio Velho

Centro Norte

Parque em trecho do rio Cachoeira, no Costa e Silva, em local já utilizado para caminhadas

Parque em segmento do rio Walter Brandt, entre a rua Vice-prefeito Luiz Carlos Garcia até a Almirante Jaceguay

Parque na área da Expoville

Parque ao longo do rio Cachoeira, a partir da rua Padre Antônio Vieira, em direção ao Sul

Leste e Nordeste

Parque em trechos no entorno do Eixo Ecológico:

Em volta do curso d’água da rua Attilio Domingos Sdrigotti, até encontrar segmento para o rio do Ferro (entre as ruas Miguel Castanha e Carlos Vilpert)

Parques ao longo dos rios do Braço e Cubatão até encontro com área proposta para a área de expansão urbana Leste

Parques ao longo dos rios Célio Gomes, Itaum, Itaum-mirim e Velho

Parque em trecho do rio Bupeva

Parque no entorno das lagoas de estabilização a serem desativadas na estação de tratamento de esgoto do Jarivatuba

Fonte: Programa de Implantação de Equipamentos Públicos, elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas