nsc
nsc

PROJEÇÃO PARA 2041

Estudo estima Joinville com 822 mil moradores em duas décadas

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
14/06/2022 - 15h54
Estudo apontou quais as necessidades de equipamentos públicos em Joinville nas próximas duas décadas
Estudo apontou quais as necessidades de equipamentos públicos em Joinville nas próximas duas décadas (Foto: Mauro Schlieck, CVJ, Divulgação)

Estudo produzido pela prefeitura de Joinville para mapear a demanda de equipamentos públicos (escolas, postos de saúde, praças etc.) traz a projeção de a cidade alcançar a população de 822 mil pessoas até 2041 – concluído em maio, o levantamento mapeia as necessidades pelas próximas duas décadas. Joinville tem 604 mil moradores, conforme a estimativa do IBGE de 2021. 

> O que fez casos de dengue "migrarem" para outros bairros de Joinville em 2022

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O Programa de Implantação de Equipamentos Públicos (Piep), elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano (Sepud), é um estudo para servir como embasamento para futuras decisões da administração municipal, uma forma de “antecipar” quais investimentos serão necessários. O programa, previsto no Plano Diretor, começou a ser criado em 2018, após a vigência da Lei de Ordenamento Territorial (LOT).

Um dos principais componentes é a projeção de população. A Sepud utilizou a estimativa apontada pelo IBGE com base nos censos de 2000 e 2010, dado que poderá ser alterado com o Censo 2022. A secretaria também fez um recorte baseado nas áreas de abrangência de cada subprefeitura.

Com os dados populacionais estimados para as próximas duas décadas, com base nos atuais equipamentos, é apontada qual será a necessidade de mais postos de saúde, escolas, centros de educação infantil, praças e centros de assistência social, entre outros equipamentos.

As áreas de influência e a distribuição espacial são levadas em conta: o número de equipamentos até pode atender uma região conforme o tamanho da população, mas é citada a demanda por mais construções porque a localização fica distante para determinadas comunidades. A oferta de terrenos públicos e o enquadramento nas diretrizes da LOT também entraram na análise.

> Câmara de Joinville aprova projeto para comércio sobre rodas

> Maré terá impacto nas obras de reparo de via em Joinville

> Joinville tenta empréstimo internacional de R$ 230 milhões

​> Projeto prevê doação de sete áreas no Distrito Industrial para prefeitura de Joinville

> Promessa antiga em Joinville, meta de 50% na rede de esgoto é para 2023

> Joinville tem aumento no número de pacientes em tratamento contra o câncer

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas