Joinville tem sete mil pessoas esperando pela realização de cirurgias eletivas. O número está na base de dados da central de regulação do governo do Estado, sistema que inclui ainda os procedimentos a serem realizado pela rede municipal. A fila aumentou em anos anteriores por causa das restrições provocadas pela pandemia, inclusive com suspensão das eletivas durante determinados períodos. Em 2022, já houve queda: em fevereiro, eram 8,8 mil pessoas na fila. Em reunião na Câmara de Vereadores nesta semana, quando os números foram apresentados, representantes do governo do Estado e da prefeitura de Joinville citaram iniciativas para atendimento da demanda.
Continua depois da publicidade
> O que explica as filas e a demora no atendimento na Saúde de Joinville
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A fila das eletivas na cidade se divide entre os hospitais Regional, São José e Infantil, além do Bethesda, credenciado pela Secretaria de Saúde de Joinville. Dos 7.079 procedimentos, o São José tem a demanda de 3.007 cirurgias, com maior lista na ortopedia. A listagem das cirurgias se divide entre os pacientes das filas de espera, que já estão aptos ao procedimento; e os regulados, com necessidade do procedimento, mas ainda com alguma pendência. A audiência pública na Câmara foi marcada pelos vereadores devido às queixas recebidas de pacientes devido ao aumento do tempo de espera.
A coordenação macrorregional de Saúde de Joinville informou que o Estado ampliou a capacidade de realização de cirurgias com contratação de serviços (pactuação) em mais hospitais da região, principalmente os vocacionados para determinadas especialidades. Também está sendo feita uma depuração da fila, com avaliação de quem ainda precisa do procedimento.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde de Joinville alega que quase dobrou o número de cirurgias realizadas neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, estão sendo comprados mais serviços na rede privada.
> Estudo sobre concessão será decisivo para futuro do contorno de Joinville
> São 44 pessoas em busca de indenização em Joinville pela queda da calçada
> Distante, novo modelo para corredores de ônibus em Joinville ainda está nos planos
> Resolução em Joinville trata do uso do nome social em escolas
> Prefeitura de Joinville envia reforma administrativa à Câmara: veja dez principais pontos