nsc
nsc

Mobilidade

Joinville tem projeto para ampliar mais um acesso pela BR-101

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
10/10/2021 - 13h39 - Atualizada em: 10/10/2021 - 14h10
Movimentado, acesso pela rua das Suíços precisa de mais obras de pavimentação
Movimentado, acesso pela rua das Suíços precisa de mais obras de pavimentação (Foto: Google Maps, Reprodução)

Além da duplicação da Ottokar Doerffel, outro acesso de Joinville poderá ganhar ampliação, com novo desenho: a Autopista entregou à ANTT o projeto no cruzamento da rua dos Suíços com a BR-101. A proposta, remetida à agência há duas semanas em resposta ao pedido de investimento feito pela prefeitura de Joinville, não está prevista no contrato de concessão da rodovia. Portanto, precisa ser aprovada para inclusão e consequente impacto no cálculo do pedágio.

> Vale Verde contrata estudo de mobilidade e ensaia volta em Joinville

​​​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A intervenção pretendida prevê minirrotatórias nas faixas de domínio, uma de cada lado da rodovia, com ligação com as vias laterais, no entorno do viaduto: quem vem pelo Costa e Silva terá como entrar na BR-101 por meio de trecho de marginais, nos dois sentidos. A proposta deverá ser avaliada também pelo grupo paritário de trabalho formado para buscar melhorias no trecho Norte da BR-101. A ampliação das vias laterais nos acessos pela Ottokar Doerffel e Minas Gerais, por exemplo, estão com projetos em análise na ANTT.

No entanto, há necessidade de obras municipais para o “novo” acesso pela Estrada dos Suíços ganhar mais funcionalidade. A prefeitura já licitou a pavimentação de trecho da rua no Vila Nova, com início na BR-101, mas não autorizou o início das obras porque há restrição judicial em ação apresentada por empresa contra concorrente, a vencedora da concorrência. O município ainda não decidiu qual providência vai tomar.

Do outro lado da BR-101, no Costa e Silva, é preciso asfaltar um trecho de 220 metros, até a Almirante Jaceguay. O projeto está pronto e os recursos estariam garantidos. Para facilitar a conexão entre a região Norte de Joinville, inclusive criando ligação com a Blumenau e a Joao Colin, nas imediações do terminal Norte, é preciso concluir a abertura da Almirante Jaceguay – a prefeitura chegou a lançar o edital para contratar o projeto, mas suspendeu a concorrência para revisão da licitação.

> Águas de Joinville prepara opções para desativação de lagoas da estação mais antiga

> Sai decreto para licença de ponte de mais de R$ 100 milhões em Joinville

> Como a indústria impulsiona criação de empregos em Joinville em 2021​

> “Subsídio” do ônibus encolhe em Joinville; Justiça mantém decisão sobre fretamento

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas