O estudo de tráfego e mobilidade contratado pelo comitê Vale Verde deverá ser concluído ainda neste mês, em nova etapa para a tentativa de retomada do projeto lançado há mais de cinco anos em Joinville. O diagnóstico vai apontar como é a atual movimentação na região ao Norte da cidade, com as informações sendo utilizadas nas sugestões para o trânsito na área do Vale Verde. A proposta deve voltar a tramitar na Câmara.
Continua depois da publicidade
> Águas de Joinville prepara opções para desativação de lagoas da estação mais antiga
> Sai decreto para licença de ponte de mais de R$ 100 milhões em Joinville
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Apresentado em 2016, o Vale Verde é um conjunto de propostas de mudanças de zoneamento e de permissão de mais atividades em região ao Norte de Joinville, na bacia do rio Cubatão. A área é predominantemente rural e seria dividida em diferentes setores, com regras distintas de utilização – desde setor náutico (criado posteriormente, em lei específica, para a região das marinas do rio Cubatão) até setores paisagísticos e turísticos, além das regiões de ocupação controlada. O Vale Verde também prevê programa de regularização fundiária.
Continua depois da publicidade
O Vale Verde tramitou em duas oportunidades na Câmara de Vereadores, mas foi arquivado sem ser votado. Houve até ações judiciais para determinar a votação, sem sucesso. Na primeira versão, em 2016, a proposta chegou com 15 mil assinaturas. A administração municipal anterior não concordava com a proposta por entender que demandaria e investimentos públicos.
O projeto será reapresentado ao Legislativo nos próximos meses. A estratégia agora será o protocolo de projeto de criação de área de expansão urbana (AEU). Uma vez criada a AEU, será enviado o projeto específico dos usos permitidos na área: na prática, serão as propostas do Vale Verde.
> Como a indústria impulsiona criação de empregos em Joinville em 2021
> “Subsídio” do ônibus encolhe em Joinville; Justiça mantém decisão sobre fretamento
> Conselho da Cidade de Joinville não concorda com proposta para acabar com IPTU progressivo
> Joinville apresenta proposta de obras na zona Sul para programa do Estado