nsc
    nsc

    ATENDIMENTO HOSPITALAR

    Leitos gerais de UTI pelo SUS em Joinville perto da lotação máxima: há uma vaga desocupada

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    16/09/2020 - 09h15
    Hospital Municipal São José tem 30 leitos gerais de UTI, plano é de ampliação
    Hospital Municipal São José tem 30 leitos gerais de UTI, plano é de ampliação (Foto: Divulgação)

    A volta das cirurgias eletivas, principalmente no Hospital São José, ampliou a ocupação dos leitos gerais de UTI pelo SUS em Joinville: o sistema de acompanhamento do governo do Estado mostra a utilização de 49 das 50 vagas oferecidas na rede pública. Os índices de utilização perto da lotação máxima eram comuns antes da pandemia. Em caso de falta de vagas em Joinville, a central de regulação dos leitos pode fazer a internação em outras cidades.

    > Joinville ultrapassa 300 mortes por coronavírus, segundo dados do governo do Estado

    > ​​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

    Os leitos de enfermaria pelo SUS, também vagas para adultos, estão com ocupação de 83% em Joinville. Já entre os leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, a ocupação está em 88%, mesmo com a redução de vagas nas últimas semanas - se a capacidade anterior tivesse sido mantida, o índice seria menor, evidentemente. Se a demanda hospitalar por causa do coronavírus continuar, mais vagas serão convertidas, em outubro, para leitos gerais.

    A rede pública de leitos gerais de UTI para pacientes adultos em Joinville tem 30 vagas no São José e 20 no Hospital Regional. O leito ainda disponível está no hospital municipal. O estabelecimento mantido pela prefeitura retomou as cirurgias de alta complexidade, principalmente nas especialidades de oncologia e neurologia. Os procedimentos eletivos, marcados com antecedência, estavam suspensos por causa da pandemia. Até então, os 20 leitos gerais do São José – agora são 30 – eram utilizados apenas para urgência e emergência.

    No Hospital Regional, as 20 vagas de UTI (dez para a cardiologia), estão ocupadas. O hospital estadual vai ativar ala nova de tratamento intensivo, com 20 leitos, mas está na dependência da contratatação de pessoal. No Bethesda, hospital filantrópico, há 18 vagas de UTI para Covid-19 credenciadas pelo SUS. A Secretaria de Saúde de Joinville pretende manter pelo menos dez leitos para atendimento geral, quando houver o recuo da pandemia.

    > TJ mantém liminar sobre compensação para ônibus em Joinville; prefeitura tem prazo de 20 dias

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas