Os gargalos da BR-101 em Santa Catarina foram um dos temas de reunião do governador Jorginho Mello com a ANTT, na quinta-feira, em Brasília. O mapa exibido no encontro, levado pelo governo de SC, trouxe os trechos de maior saturação no trânsito no segmento Norte. A concessão da rodovia federal está em fase de definição da prorrogação do contrato, com formação de grupo de trabalho para debater quais obras devem ser incluídas. Além do governador, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, os secretários estaduais Ivan Amaral (Portos, Aeroportos e Ferrovias) e Vânia Franco (Articulação Nacional), o senador Beto Martins e, por vídeo, o secretário adjunto de Infraestrutura, Ricardo Grando.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Os trechos dos três gargalos apontados pelo governo do Estado têm extensão de 112 km, somados. O segmento da BR-101 mais saturado ao Norte fica entre o acesso à SC-418 e o cruzamento com a BR-280. É um traçado na região de Joinville, entre Pirabeiraba e Araquari. O traçado com 30 km de extensão atende os setores industriais de Joinville e Jaraguá do Sul, além de fazer a ligação com a BR-280, de conexão com os portos de São Francisco do Sul.
Os mapas dos gargalos
Continua depois da publicidade
O gargalo de maior extensão, com 52,7 km, fica entre o acesso da BR-470 (Navegantes) e Tijucas. É a região de Itajaí e Balneário Camboriú. O mapa traz ainda o segmento da Grande Florianópolis, entre Biguaçu e Palhoça. As solicitações em Santa Catarina são de ampliação da capacidade de tráfego, com mais marginais, vias laterais e terceiras faixas. A Fiesc apontou como “insuficientes” as obras sugeridas no início da discussão sobre a repactuação da concessão e sugeriu uma lista de obras de obras adicionais. A prorrogação da concessão da BR-101 Norte continua em tratativas.
Região de Joinville tem propostas para a repactuação da concessão
Até quando vão as obras de manutenção da BR-280 em São Francisco do Sul
Joinville poderá ter taxa para recolhimento de animais
Como é a proposta para a criação do maior bairro de Joinville, em área
Novo porto em SC está em plano de investimentos de gigante agroindustrial
Novo leilão de imóveis do Ipreville tem área colocada à venda pela primeira vez
Joinville sobe posição em ranking do emprego em 2024; quais cidades abriram mais vagas
Em quanto avançou a venda de apartamentos novos em Joinville em 2024