nsc
    nsc

    PERTO DO FERIADÃO

    Matriz não muda nível de risco, mas piora em indicadores na região de Joinville preocupa

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    28/10/2020 - 09h30
    Em Joinville, houve sensível aumento nas internações por causa do coronavírus
    Em Joinville, houve sensível aumento nas internações por causa do coronavírus (Foto: Divulgação)

    A região de Joinville terá de reforçar os cuidados e a fiscalização em relação às medidas de prevenção ao coronavírus para evitar o risco de novo agravamento da pandemia. Nos últimos dias, houve piora de indicadores em parte dos 13 municípios integrantes da regional de saúde Nordeste. As alterações não chegaram a influenciar a classificação da região na matriz de risco do governo do Estado (a atualização de terça-feira manteve o risco “alto”, o terceiro de menor gravidade na escala com quatro níveis). No entanto, a situação pode mudar se houver maior agravamento nos indicadores. Além disso, o novo feriadão aumenta as possibilidades de aglomerações, principalmente no Litoral. O feriado ampliado de duas semanas atrás teria sido um dos motivos do aumento de casos no Estado.

    > Matriz de risco de Joinville e região não muda e as aulas voltam na próxima semana

    > Joinville libera cinemas, teatros, eventos sociais e permanência em espaços públicos

    Uma das preocupações é referente ao número de casos ativos de coronavírus, por exemplo, ainda proporcionalmente elevado na maioria das cidades da região Nordeste. Há também aumento na média de novos casos em parte dos municípios. Joinville inclusive está colaborando no monitoramento dos dados de cidades vizinhas para evitar classificação de maior gravidade na matriz de risco do governo do Estado nas próximas semanas. Como a pontuação da matriz leva em conta os indicadores de todos os municípios, o desempenho precisa ser uniforme.

    A comissão regional para combate da pandemia nas regiões Nordeste e Planalto Norte fez nesta semana recomendações aos municípios de reforço na fiscalização das medidas de prevenção. Uma das sugestões é de análise do desempenho na avaliação de risco, com adoção de medidas para a melhoria permanente da pontuação.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas