A confirmação do encerramento da licitação sem escolha de empresa vencedora vai deixar o início das obras da Ponte Joinville para o final do segundo semestre de 2023 ou início de 2024. Conforme publicação na última quarta-feira, a concorrência foi considerada fracassada, situação que ocorre quando há participação de interessados, mas nem todos os critérios do edital são atendidos. A prefeitura de Joinville prepara o relançamento da licitação. No primeiro edital, a obra estava estimada em R$ 280 milhões.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

No final de agosto do passado, quando o edital das obras foi lançado pelo município, a expectativa de início da construção entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista era para o início de 2023. Logo depois, o prazo para a apresentação das propostas foi alterado para o final de novembro, o que empurrou a perspectiva de começo dos trabalhos para meados do primeiro semestre deste ano.

A avaliação das propostas dos dois consórcios foi concluída em março, com conclusão de que nem todos os itens do edital foram atendidos. Em um dos casos, a situação envolveu a garantia a ser dada por um dos participantes e, no outro, a falta de comprovação da experiência na técnica construtiva a ser utilizada nas obras. Houve apresentação de recursos, sem que alteração na análise da prefeitura tenha sido alterada.

Agora, mesmo que o edital seja relançado logo, ainda em maio, serão pelo menos dois meses para a apresentação da proposta. Depois será a vez da análise da documentação, homologação e autorização para o início da construção – que terá prazo de dois anos. Ainda há possibilidade de as obras começarem neste ano, mas cada vez mais improvável.

Continua depois da publicidade

Instituto recebe pedido para encontrar capivara em Joinville

Aos 25 anos, Centreventos de Joinville vai ganhar nova pintura e terá Quadra da Dança

Na véspera de assembleia de servidores, Joinville confirma reajuste pela inflação

Rios de Joinville também terão monitoramento pelo novo sistema de câmeras

Placas de alerta sobre abandono de animais são instaladas em avenida de Joinville

MP volta a abrir inquérito em Joinville para apurar medidas contra dengue

Destaques do NSC Total