A Águas de Joinville pretende iniciar em 2023 a construção da nova estação de tratamento de água de Joinville, no rio Piraí, em região rural próxima da BR-101. Hoje, 77% da água consumida na cidade vem da unidade do rio Cubatão, enquanto a estação já em operação no Piraí, mais próxima das nascentes, produz o restante. A nova estação vem sendo planejada desde a década passada – a primeira outorga para o uso da água é de 2018, com o projeto básico de 2016.
Continua depois da publicidade
> Águas de Joinville e MP assinam acordo sobre monitoramento
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As obras do novo sistema, com nova estação e rede de distribuição, têm previsão de conclusão em 2026, conforme a revisão de 2022 do Plano Diretor de Água, divulgada recentemente. A nova estação vai produzir 700 litros por segundo, podendo chegar a 1 mil l/s. O planejamento é para ampliar o atendimento para a região Sul e municípios vizinhos, principalmente Araquari. O cronograma prevê lançamento do edital para as obras ainda neste ano.
Os recursos para a obra virão de empréstimo de 45 milhões de euros em contratação junto à Agência Francesa de Desenvolvimento, entre outros investimentos. Neste momento, está em análise na Câmara de Vereadores adequação na lei que autorizou o financiamento.
Continua depois da publicidade
> INSS paga R$ 2,5 bi em Joinville em 2021; aposentadorias têm maior fatia
> STF mantém prazo de 30 dias para licitação do ônibus em Joinville
 
				 
                                    