As expectativas de recuo na matriz do governo do Estado não se confirmaram e Joinville e região continuam em risco “gravíssimo” na classificação de risco para o coronavírus, conforme a atualização divulgada na manhã desta sexta-feira. Inclusive a pontuação ficou mais alta. Antes mesmo da divulgação, a prefeitura de Joinville publicou novo decreto, na início da manhã, vinculando parte das medidas locais aos decretos e portarias do governo do Estado.

Continua depois da publicidade

> Joinville tem novo decreto com medidas restritivas contra o coronavírus

> ​> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Na comparação com a matriz da semana passada, a pontuação da regional Nordeste subiu, passando de 3,25 para 3,75 em escala até 4. Ou seja, os indicadores apresentaram piora, em média. No entanto, a classificação por ajuste em parte dos critérios, principalmente em novos casos e monitoramento.

Joinville e região estão com pontuação mais elevada, 4, a máxima possível, em três dos quatro indicadores. É caso da transmissibilidade (número de novos casos e casos ativos), monitoramento (proporção de casos de coronavírus confirmados entre os casos suspeitos) e capacidade de atenção (ocupação de UTIs). O critério sentinela, que inclui a mortalidade, por exemplo, está com pontuação 3.

Continua depois da publicidade