Em medida de segurança, os dez cemitérios municipais de Joinville vão receber portões. O primeiro deles será o São Sebastião, no Iririú, com instalação em andamento. Os demais estão mapeados para os próximos meses. A confirmação foi feita em reunião da Comissão de Proteção Civil, na Câmara de Joinville, realizada para discutir prevenção aos casos de vandalismo e furto nos cemitérios municipais.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O plano é fechar os portões no início da noite, às 18h30, com reabertura a partir das 7h. A estimativa é de instalação dos portões em todos os cemitérios até o final do ano. A etapa seguinte será de melhoria na iluminação, também alvo de vandalismo e furtos. Os demais investimentos devem ser realizados no ano que, por meio da concessão dos cemitérios à iniciativa privada.

O termo de ajustamento de conduta assinado no ano passado pela prefeitura de Joinville com o Ministério Público determina o início da licitação da concessão até fevereiro de 2024. O novo modelo prevê a gestão pela iniciativa privada, além do sistema funerário. Novo cemitério, com crematório, deverá ser construído por meio de concessão.

Como é a proposta para “novo” acesso em Joinville, ainda sem previsão de obras

Continua depois da publicidade

Águas de Joinville rescinde contrato milionário de obras de esgoto

Na terceira tentativa, licitação para obra de R$ 91 milhões em Joinville tem vencedor

Fotos: Como os guarás podem ser “diferencial” em ecoturismo e educação ambiental em SC

Reforma de ginásio em Joinville fará quadra “mudar” de lugar

Qual o impacto da minirreforma, se passar, no cálculo pelas vagas na Câmara de Joinville em 2024