O pedido de licenciamento de proposta de “ciclo trem” começou a tramitar na Secretaria de Meio Ambiente de Joinville. A solicitação, feita pela prefeitura, é de dispensa de licenciamento (declaração de atividade não constante). O pedido é para analisar a viabilidade, para futura elaboração de projeto – não há nenhum cronograma ou orçamento envolvendo a iniciativa. O estudo do aproveitamento dos espaços ao lado da ferrovia não é novidade em Joinville.

Continua depois da publicidade

Clique para entrar na comunidade do WhatsApp

A proposta preliminar do “ciclo trem” analisa a instalação de ciclovia ao lado da ferrovia em área urbana de Joinville. O ramal de quase nove quilômetros cruza as regiões Sul e Oeste da cidade, com passagem de trens de cargas movimentadas no porto de São Francisco do Sul. A via para ciclistas vem sendo implantada em outras cidades, com separação física da ferrovia, como forma de proteção.

Em 2021, a prefeitura fez pedido ao Ministério dos Transportes de autorização para o uso das laterais da linha do trem para passeios e ciclofaixas. Também foi solicitada a retomada do transporte de passageiros. Nas duas situações, o ministério alegou que as demandas devem ser discutidas nos estudos para a prorrogação da concessão da Malha Sul, ainda em tratativas.

No passado, a prefeitura fez estudos sobre o aproveitamento da ferrovia após a construção do contorno ferroviário, que acabaria com o trânsito dos trens na área urbana. Corredores de ônibus foram sugeridos. No entanto, como as obras do contorno não foram adiante, os estudos passaram a considerar a permanência dos trens. O contorno ainda está nos planos do governo federal, mas não há nenhuma estimativa de quando as obras poderão ser retomadas.

Continua depois da publicidade

Joinville faz nova tentativa de aval para empréstimo de R$ 260 milhões

Travessa de Joinville poderá ganhar cobertura “conversível”

Repactuação da concessão da BR-101 pode incluir mais viadutos em Joinville

Com projeto mais “enxuto”, começam obras em estrada no Norte de SC

Prefeito de Joinville reconhece gravidade da “situação” da dengue e cita avanço nacional

Joinville decreta situação de emergência por causa da dengue

Com chance de dobrar efetivo, Guarda Municipal de Joinville vai ampliar presença em setor

Destaques do NSC Total