Os estudos em andamento para as futuras concessões de rodovias federais em Santa Catarina apontam para três lotes, com o pacote da BR-470 com a maior extensão a ser concedida. As avaliações estão sendo conduzidas pela Infra (empresa de planejamento do Ministério dos Transportes), com apoio do BID. Os segmentos de estradas para a concessão podem ser alterados. Há estimativa de leilão em 2026, mas os estudos ainda precisam ser concluídos, além de realização de consulta pública e aval do Tribunal de Contas da União.

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Estradas federais e estaduais de Santa Catarina foram qualificadas para a concessão em 2021, com estudo de viabilidade na sequência quais segmentos poderiam entrar no programa. As rodovias estaduais foram excluídas porque o governo de Santa Catarina não concorda com a adoção da modelagem nesse momento. As BRs 280, 153, 282 e 480, além da 470, estão na lista do Novo PAC para estudos da concessão.

Túnel duplo faz parte de futuro contorno da BR-280 na região de Jaraguá do Sul

O maior lote em avaliação tem em torno de 500 km. O segmento da BR-470 entre Navegantes e a divisa com o Rio Grande do Sul, tem a maior extensão, com quase 350 km. Há ainda trechos das BRs 153 e 282 na região Oeste nesse pacote. O lote da BR-280 tem 170 km da rodovia, entre São Francisco do Sul e Mafra. Estradas estaduais haviam sido mapeadas para esse lote, mas foram retiradas. O outro lote em estudos é formado pelas BRs 153, 282 e 480, em segmentos entre a divisa com o Paraná e a região de Chapecó, em traçado com cerca de 170 km.

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