Santa Catarina tem planos para pelo menos mais sete túneis, em diferentes locais. Além da estrutura submersa entre Itajaí e Navegantes, há iniciativas para a construções na BR-101 (Morro dos Cavalos), Via Mar (nova rodovia litorânea) e BRs 282, na Grande Florianópolis, e 470. Dessa lista, apenas a obra em Itajaí tem uma estimativa de lançamento do edital das obras, a partir do segundo semestre de 2026. Há túnel duplo em construção na região de Jaraguá do Sul, em obra da duplicação da BR-280, em segmento a ser concluído entre dois e três anos.
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O túnel da Via Mar, a rodovia paralela à BR-101, não chegou ainda na fase de projetos. A construção para a região entre Brusque e Canelinha faz parte do lote ainda sem licitação dos projetos – os trabalhos referentes ao traçado entre Joinville e Itajaí, com 90,5 km, começaram em outubro do ano passado, com conclusão prevista para o ano que vem. O lote para completar os 145 km da Via Mar está na fase de preparação da licitação para contratar o projeto de engenharia. O governo do Estado pretende iniciar a rodovia em 2026, mas não necessariamente em todos os lotes.
Confira imagens das obras de túnel na BR-280
A proposta de construção de túneis no Morro dos Cavalos (Palhoça), na BR-101, está sendo analisada em várias frentes, mas sem nenhuma estimativa de obras neste momento. A Fiesc sugere a inclusão das obras estimadas em R$ 1 bilhão na prorrogação do contrato da BR-101 Norte (do qual o trecho mapeado para os túneis faz parte) ou transferência para a concessão da BR-101 Sul. As sugestões estão em análise na ANTT e Ministério dos Transportes.
O túnel submerso entre Itajaí e Navegantes faz parte de projeto de mobilidade regional de municípios da foz do rio Itajaí. A construção será por meio de PPP, com participação do governo do Estado. Há financiamento internacional em contratação pelo consórcio da Amfri. A previsão é lançar o edital das obras em 2026, no segundo semestre.
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A BR-282 têm previsão de três novos túneis. Dois deles estão em fase dos projetos básico e executivo, no contorno de Santo Amaro da Imperatriz. O trabalho deve ser concluído em outubro. A etapa seguinte para a construção das estruturas no Morro do Cipó será a licitação das obras. O outro túnel planejado para a BR-282 fica no lote de projetos entre Rancho Queimado e Alfredo Wagner.
Os projetos dessa duplicação entre Palhoça e Lages, com 207 km de extensão, foram contratados e aguardam ordem de início dos trabalhos. O túnel planejado para a BR-470 faz parte de lote de projeto da futura duplicação da rodovia, na região de Apiúna. A extensão será de 1,5 km. Os projetos da duplicação da BR-470 entre Indaial e Curitibanos foram contratados e estão em andamento.
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