Com os aparelhos ainda a ser instalados, a retomada dos radares em Joinville vai começar por 15 pontos, entre controladores, lombadas eletrônicas e semáforos (confira lista abaixo). A licitação foi concluída neste mês e o contrato de R$ 25 milhões, com duração de quatro anos, assinado na semana passada. O prazo para a instalação de todos os 226 radares, em 100 pontos da cidade, é de 180 dias.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os locais escolhidos para a volta da fiscalização eletrônica municipal começam a receber os equipamentos nos próximos dias. A etapa seguinte será de aferição pelo Inmetro. Após a certificação, os radares passam a operar, com notificações por excesso de velocidade e, no caso dos semáforos, também por desrespeito ao sinal vermelho e à faixa de pedestres.

Joinville está desde março de 2021 sem a fiscalização eletrônica. Houve contestação judicial, com revogação do primeiro edital e suspensão temporária da segunda concorrência.  Neste momento, há representação judicial no TCE e ação judicial apresentadas por empresa com solicitação de revogação porque o edital não previu displays (mostradores de velocidade) em todos os radares (somente em semáforos não há obrigatoriedade). Os pedidos estão em análise. A prefeitura alega que o edital é anterior à lei municipal dos displays.

Onde serão instalados os primeiros radares

Continua depois da publicidade

Controlador de velocidade

Almirante Jaceguay, nº 3.311 (Norte/Sul e Sul/Norte)

Marcos Welmuth, nº 2.979 (Norte/Sul e Sul/Norte)

Santos Dumont, próx. nº 4.967 (Sul/Norte)

Guanabara, nº 3.675 (Leste/Oeste)

Max Colin, nº 1.629 (Leste/Oeste)

Minas Gerais, nº 5.350 (Leste/Oeste e Oeste/Leste)

15 de Novembro, 150 m. antes da rua Leopoldo Beninca, (Leste/Oeste)

Lombada eletrônica

Albano Schmidt, nº 4.940 (Sul/Norte)

João Filete de Oliveira, próx. à esq. com a rua Dona Cezarina (Norte/Sul e Sul/Norte)

Monsenhor Gercino, nº 6.675 – perto da escola Ada Sant’Anna (Norte/Sul e Sul/Norte)

Waldemiro José Borges, nº 3.997 – perto da escola Lacy Flores (Norte/Sul e Sul/Norte)

Xavier Arp, 250

Semáforos

Getúlio Vargas x Inácio Bastos (Norte/Sul)

Florianópolis x Guanabara (Sul/Norte)

Ottokar Doerffel x Gothard Kaesemodel (Oeste/Leste)

Duplicação da BR-280 entre São Francisco do Sul e Araquari terá foco em 17 km

SPU dá aval para parque do Cachoeira; margens das figueiras terão calçadas

Primeiro trecho duplicado da BR-280 será liberado em visita de ministro

Edital para obras do contorno ferroviário de São Francisco do Sul sai em julho

Qual o custo para asfaltar um quilômetro em Joinville

Quanto custa para pavimentar estradas rurais em Joinville

Câmara de Joinville aprova moção para Arthur Lira, sobre pedido de impeachment de Lula