Paralisadas há mais de uma década, as obras do viaduto na rodovia de acesso às praias de São Francisco do Sul ainda não têm previsão de retomada. No final de 2023, o DNIT lançou edital para contratar a volta da implantação do contorno ferroviário de São Francisco do Sul, da qual a estrutura faz parte, mas a concorrência foi revogada no início de 2024 e ainda não foi reaberta – mas o novo ramal continua nos planos, inclusive com previsão de recursos na proposta do Orçamento da União para 2025. Só não há prazo estimado para a volta dos trabalhos porque há necessidade ainda de realização de licitação, a ser lançada.
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A conclusão do viaduto era prioridade no certame anterior. Conhecida popularmente, de forma irônica, como “maior mesa de sinuca do mundo”, a estrutura foi projetada para ser utilizada pelo tráfego rodoviário da estrada Duque de Caxias (SC-415), em ponto próximo ao cruzamento com a BR-280. Pela parte inferior, está prevista a passagem dos trens, com movimentação de cargas para o Porto de São Francisco do Sul. Naquele ponto, passará o futuro contorno ferroviário.
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O futuro ramal de 9 km mantém a ligação ferroviária com os terminais portuários, mas tira, em grande parte, o tráfego dos trens da área urbana de São Francisco do Sul. Assim como ocorreu no contorno de Joinville, as obras em São Francisco, as obras pararam em 2011 para a revisão do projeto e até hoje não foram retomadas. O contorno de Joinville teve de mudar o traçado proposto por causa do avanço da urbanização em Araquari.
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