A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina está questionando o reajuste acima da inflação da tarifa da limpeza urbana em Joinville. Em ação apresentada na semana passada, o pedido é de “imediata paralisação de qualquer reajuste tarifário acima dos limites inflacionários”. A solicitação de liminar está em análise pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Joinville, sem decisão até o início da tarde desta segunda-feira. A prefeitura de Joinville alegou vai se manifestar a partir do momento em que for intimada da ação, dentro do prazo legal. O serviço de limpeza urbana é prestado por concessionária contratada.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Na ação, o defensor Vinicius Manuel Ignácio Garcia, da 6ª Defensoria Pública de Joinville, alega que a revisão da tarifa, adotada por meio de decreto publicado em dezembro, foi “desproporcional”. Na ação, o defensor relatar ter solicitado esclarecimentos à prefeitura sobre o tema, sem receber resposta. O defensor citou uma série de motivos para embasar o processo judicial.

A alteração na fórmula do cálculo da tarifa não conta com “respaldo contratual” ou “justificativa técnica” compatível com os princípios da concessão, conforme a ação. Foi alegado que o reajuste foi acima dos índices inflacionários sem que fosse apresentado estudo econômico-financeiro que demonstrasse a necessidade da revisão.

Para o defensor, a alteração na fórmula da concessão viola o equilíbrio do contrato, onerando os usuários do serviço. Também não teria havido transparência e publicidade “adequada” quanto ao percentual do aumento e os impactos sobre cada categoria de usuário. Além do pedido de suspensão do reajuste acima da inflação, é solicitado que a prefeitura e a concessionária comprovem a regularidade do reajuste.

Continua depois da publicidade

Na divulgação do decreto de mudança do cálculo, a prefeitura alegou que foi repassado o custeio da coleta seletiva (recolhimento de materiais recicláveis). Também foi informado que houve mudança em norma federal de critérios de segurança para trabalhadores, aumentando os custos operacionais.

Cidade de SC busca ajuda federal para construir ponte de quase 500 metros para desafogar rodovia

O que está previsto para a volta das obras de lote de duplicação no Norte de SC

Novo corredor de ônibus em Joinville tem liberação temporária para outros veículos

Vias marginais da BR-101 no “limbo” motivam pedido em Joinville

Estudo para nova ponte entre duas cidades em SC terá de sugerir três opções de traçado

Aval para obra de R$ 324 milhões em portos de SC sai neste mês; modelo é inédito

Retomada de duplicação em lote de rodovia federal em SC tem estimativa