nsc
nsc

Legislativo

Renovação de quase 80% na Câmara de Joinville: 14 partidos conseguem vaga

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
16/11/2020 - 10h09
Apenas quatro dos atuais vereadores de Joinville se reelegeram
Apenas quatro dos atuais vereadores de Joinville se reelegeram (Foto: Arquivo AN)

Em campanha marcada pelo recorde de candidatos, a eleição para a Câmara de Joinville provocou uma renovação avassaladora, com a reeleição de apenas quatro vereadores. Nas disputas de 2012 e de 2016, também houve dificuldades para a conquista de um novo mandato pelos parlamentares, mas, mesmo assim, oito conseguiram se reeleger em cada eleição. Claro que a avaliação de cada candidato pelo eleitorado pesa nos resultados, isso colaborou no desempenho dos atuais vereadores, mas houve outros fatores.

> Conheça os vereadores mais votados em Joinville nas eleições 2020

> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições 2020

> Joinville terá segundo turno entre Darci de Matos e Adriano Silva

> Mapa eleitoral em Joinville: como foi o desempenho de Darci e de Adriano por região da cidade

A ascensão do Novo é um dos motivos da renovação na Câmara. O partido de Adriano Silva fez três vereadores, inclusive o mais votado Allison Júlio, com 9,5 mil votos, mais do que o dobro do segundo colocado. O aumento no número de candidatos, com o inédito contingente de 552 candidatos ajudou a diluir as votações.

Duas mudanças importantes nas regras ajudaram na maior fragmentação no resultado. As coligações na disputa para vereador foram proibidas, o que elevou o número de candidatos. Além disso, o cálculo do quociente eleitoral foi alterado, permitindo uma maior “divisão” das vagas. Antes, o partido que não alcançasse o quociente (número de votos válidos divididos pelo número de vagas) estava fora da disputa. Agora, a legenda pode entrar com sua votação nas “sobras”. Por causa dessa alteração, mais partidos conquistaram uma cadeira.

A partir de 2021, Joinville terá 14 partidos representados na Câmara de Joinville. Neste momento, são oito legendas com vereadores no Legislativo. Os quatro vereadores reeleitos neste segundo turno foram Adilson Girardi, Cláudio Aragão, Maurício Peixer e Tânia Larson.

Os eleitos para a legislatura 2021-2024

Alisson Julio (Novo) - 9.574 votos

Diego Machado (PSDB) - 3.981

Tania Larson (PSL) - 3.916

Adilson Girardi (MDB) - 3.838

Claudio Aragão (MDB) - 3.584

Érico Vinícius (Novo) - 3.504

Ana Lucia Martins (PT) - 3.126

Kiko do Restaurante (PSD) - 2.915

Osmar Vicente (PSC) - 2.744

Henrique (MDB) - 2.733

Neto Petters (Novo) - 2.523

Sidney Sabel (DEM) - 2.514

Lucas Souza (PDT) - 2.311

Brandel Junior (Podemos) - 2.293

Pastor Ascendino Batista (PSD) - 2.258

Sales (PTB) - 2.093

Maurício Peixer (PL) - 2.085

Wilian Tonezi (Patriota) - 1.787

Cassiano Ucker (Cidadania) - 1.750

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas