Teleférico, hotel, parque: como era plano para complexo de turismo em Joinville, há meio século

Proposta foi apresentada pela prefeitura na década de 1970

Compartilhe:

Teleférico proposto teria estação no topo do morro do Boa Vista (foto: Mauro Schlieck, CVJ, Divulgação)

Há meio século, Joinville tinha plano de construir um dos maiores complexos turísticos do Sul do País. Em área de 3 milhões de metros quadrados no morro do Boa Vista, o empreendimento contaria com parque, teleférico, hotel internacional, restaurante, zoológico, teatro, mirante, entre outros equipamentos. Até a sede da prefeitura poderia vir a ser construída nas proximidades. Houve busca de recursos junto ao governo do Estado e Embratur, mas a proposta não foi adiante.

Continua após a publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Curiosamente, mais de 50 anos depois, mesmo que o complexo não tenha saído, o local é um dos mais visitados de Joinville, por causa do mirante do Boa Vista – que, de certa forma, foi criado a partir daquela proposta dos anos 70. Em 1974, ano em que a proposta da prefeitura ganhou mais força, Joinville tinha em torno de 150 mil e crescente preocupação com o futuro do morro do Boa Vista.

Continua após a publicidade

A ideia do complexo tinha o turismo como principal objetivo, mas havia também o interesse na preservação e “organizar” a urbanização parcial do morro. A cidade estava em momento de tratativas para ampliação de áreas industriais e um espaço de lazer e turismo era visto como forma de maior equilíbrio no desenvolvimento. O Boa Vista, que na época tinha um camping como equipamento público (na área do atual zoobotânico), foi escolhido por causa da área de Mata Atlântica em perímetro urbana e a visão panorâmica do topo.

O teleférico teria linha para a Beira-rio, com possibilidade de o bonde com cabos de aço fazer outros trajetos e paradas. A proposta sobreviveu ao complexo, ainda que também não tenha saído do papel. Houve estudos sobre a viabilidade no final dos anos 90. No plano de governo de Adriano Silva do primeiro mandato, é citada a possibilidade de oferta do serviço por meio de concessão privada.

Em 1974, a estrada de acesso ao pico do morro estava sendo aberta – no início de 1980, foi inaugurado o mirante (a estrutura foi demolida em 2014, para construção do atual mirante, inaugurado em 2016). Em 1992, foi a vez da abertura do zoobotânico. O camping havia sido desativado. O mirante e o seu acesso, além do zôo, acabaram sendo o que foi efetivado da ousada proposta do complexo turístico.

Setor de saúde dobra de tamanho em 15 anos em Joinville, em contratações

Continua após a publicidade

Como será forma de gestão de 15 novos CEIs em Joinville; confira cronograma

Contratada, primeira etapa de parque linear em Joinville terá recursos do BID

Continua após a publicidade

Cinco cidades do Norte de SC têm planos para alargamento de praias

Tubulação terá de mudar de lugar antes de novo binário em Joinville

Continua após a publicidade

Hayek e Thatcher entram em discurso de posse do prefeito de Joinville

Ponte entre duas praias de SC que pode “encurtar” trajeto de 35 km ainda sem previsão de obras