A tentativa de retomada das obras do campus próprio da UFSC em Joinville vai examinar, novamente, a possibilidade de parceria com a iniciativa privada. Pela modelagem, parte do terreno seria cedida para instalação de empreendimentos, em troca de contrapartida para bancar a construção das instalações da universidade. No entanto, a ocupação residencial é restrita no entorno da área do campus, dentro do perímetro da área de expansão urbana Sul. O tema vai continuar em tratativas, mas a volta das obras é improvável a curto ou médio prazos. O campus esteve na pauta da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, realizada em Joinville na quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

A eventual instalação de curso de medicina motiva a busca pela volta das obras no campus às margens da BR-101, paradas desde o início da década passada, por falta de recursos. Desde 2009, quando realizou o primeiro vestibular para as vagas em cursos de engenharia, a UFSC funciona em Joinville em espaços alugados. Condomínio industrial na zona Norte é a atual sede.

O novo curso poderia ser oferecido no campus da BR-101. A parceria com a iniciativa privada voltou a ser aventada. O coordenador do Fórum Parlamentar de Santa Catarina, deputado Pedro Uczai, lembra que o campus pode utilizar em torno da metade dos 1,2 milhão de metros quadrados disponíveis às margens da rodovia. O restante seria ocupado por empreendimentos privados, que, em contrapartida, bancariam as obras do campus. “Seria um jogo de ganha-ganha”, diz.

No ano passado, a primeira etapa do campus, que teria funcionalidade, foi estimada em custo de R$ 70 milhões. No final da década passada, a UFSC e a prefeitura de Joinville avaliaram a proposta de construção de prédios no campus da BR-101, na Curva do Arroz, por investidores privados, em troca o uso de parte do terreno ou mesmo de prestação de serviços à universidade no local. O plano não foi adiante.

Volta de duplicação em lote de rodovia vira prioridade em reunião de Fórum Parlamentar em SC

Continua depois da publicidade

Reforço de recursos para ponte de quase 1 km em SC tem sinal verde

Bonde elétrico do PR, com uso de trilhos “virtuais”, atrai atenção de outros Estados, inclusive SC

Ponte na Bahia com extensão dez vezes maior do que obra em Guaratuba tem data para iniciar

Nova faixa em acesso a porto em SC terá concreto em cruzamento com ferrovia

Joinville tem mais duas obras selecionadas pelo PAC, em montante de quase R$ 90 milhões

Quanto de areia vão receber cada uma das três praias do “maior” alargamento, em cidade de SC