O Bonde Urbano Digital do Paraná está atraindo a atenção de outros Estados e países, interessados em conhecer o novo sistema de transporte coletivo, a ser testado nos próximos meses na região metropolitana de Curitiba. Entre as cidades citadas pelo governo do Paraná, está Florianópolis. Joinville também vem acompanhando a iniciativa no Estado vizinho. Conforme a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), pelo menos 50 governos de diferentes esferas entraram em contato para buscar detalhes sobre a iniciativa.
Continua depois da publicidade
Como é o Bonde Digital
Conforme divulgado pelo governo do Paraná, o Bonde Digital é uma combinação entre o VLT (veículo leve sobre trilhos) e o BRT (bus rapid transit). O veículo elétrico com pneus percorre “trilho virtual”, feito por meio de marcadores magnéticos e sensores no asfalto, sem precisar de trilhos físicos. O veículo terá capacidade para até 280 passageiros, com possibilidade de ampliação.
A velocidade pode chegar a 70 km/h. O trecho a ser percorrido tem cerca de 10 km, em região pela qual se movimentam 10 mil pessoas por dia, de ônibus. Será a primeira vez em que o veículo será testado na América do Sul. Entre os locais que mostraram interesse em informações sobre o Bonde Digital, estão Florianópolis, São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), além de cidades argentinas como Buenos Aires e Córdoba. Representantes da Costa Rica, Colômbia e Chile conheceram o sistema.
Ponte na Bahia com extensão dez vezes maior do que obra em Guaratuba tem data para iniciar
Nova faixa em acesso a porto em SC terá concreto em cruzamento com ferrovia
Continua depois da publicidade
Joinville tem mais duas obras selecionadas pelo PAC, em montante de quase R$ 90 milhões
Quanto de areia vão receber cada uma das três praias do “maior” alargamento, em cidade de SC
O que pode mudar em acesso a bairro de Joinville
Revitalização de orla em praia de SC está perto de ser entregue; nova etapa está prevista
















