A próxima parada programada da estação do Cubatão será de 16 horas, período quase três vezes maior do que a média das cinco paralisações anteriores, que ficaram entre cinco e seis horas, em média. Além disso, a interrupção na produção na estação de tratamento será no sábado (20), a partir das 16 horas (nas outras vezes, foram no domingo). Por isso, a prefeitura de Joinville e a Águas de Joinville estão reforçando a campanha pela economia de água já a partir de sexta-feira. O Cubatão abastece em torno de 65% e 70% da água consumida em Joinville.

Continua depois da publicidade

Os mananciais de Joinville

A previsão é de normalização do abastecimento de forma gradativa até terça-feira. (23). Na terça passada, representantes de entidades de saúde, educação e segurança se reuniram na prefeitura para serem informados sobre detalhes da parada na ETA Cubatão no sábado. Também foram citadas as providências tomadas. Na quinta-feira, o prefeito Adriano Silva fará pronunciamento sobre o tema.

“Esta parada da ETA terá duração maior e dessa vez inicia num sábado. Por isso, a população deve economizar água a partir de sexta-feira e manter a restrição até terça, quando todos os bairros atendidos pela ETA Cubatão estiverem com abastecimento normalizado”, afirma Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville, em divulgação pela prefeitura.

Pelas estimativas da Águas de Joinville, regiões de Pirabeiraba e entorno devem ter o abastecimento normalizado ao longo de segunda.  Nas áreas mais altas e mais distantes da estação, o fornecimento deverá ser restabelecido até terça. As manobras realizadas nas paradas anteriores, como movimentação de água entre reservatórios, por exemplo, deverão ser repetidas.  

O que será feito

Desta vez, a paralisação será mais complexa porque será feita a troca de peças de ligação entre as duas adutoras da estação, conforme informado pela companhia de saneamento. A meta é possibilitar a operação de forma independente das adutoras. Também serão realizados testes na nova subestação de energia. Os investimentos em modernização da estação do Cubatão chegam a R$ 51,1 milhões.

Continua depois da publicidade

Bairros atendidos pela estação do Cubatão

Adhemar Garcia

Anita Garibaldi

América

Atiradores

Aventureiro

Bom Retiro

Boa Vista

Bucarein

Centro

Comasa

Costa e Silva

Dona Francisca

Espinheiros

Fátima

Floresta

Guanabara

Iririú

Itaum

Jardim Paraíso

Jardim Iririú

Jardim Sofia

Jarivatuba

João Costa

Paranaguamirim

Parque Guarani,

Petrópolis

Pirabeiraba, Rio Bonito

Santo Antônio

Saguaçu

Ulysses Guimarães

Vila Cubatão

Zona Industrial Norte

Zona Industrial Tupy

Mapa do abastecimento de água de Joinville

O que falta definir para duas cidades do litoral de SC passarem a contar com ferryboat já na temporada

Draga utilizada em Balneário Camboriú fará “maior” alargamento de praia do País, em SC

Vias de acesso aos aterros em Joinville têm pedido de R$ 12 milhões para asfalto

Joinville busca empréstimo para bancar implantação da Via Parque

Além das áreas de escape: reforma de rodovia em SC continua nos planos, com revisão de projeto

Lote “complicado” de duplicação em SC tem desafio para volta das obras

Nova etapa de duplicação em Joinville vai alterar rotatória; paisagismo terá mudança