A instalação da Via Parque está nos planos da prefeitura de Joinville. As diretrizes acompanham, de certa forma, os eixos pretendidos pelo Eixo Ecológico Leste, em requalificações e ampliações de vias que, por sua vez, tiveram inspiração no antigo projeto da Beira-Mangue. A Via Parque está entre os investimentos pretendidos com o empréstimo de US$ 85 milhões em contratação com o Fonplata. Nesta quinta-feira, a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) avalia a carta-consulta da prefeitura para financiar montante equivalente a quase R$ 500 milhões.
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Confira imagens das obras da Ponte Joinville
A denominação Via Parque foi adotada porque há conjunto de áreas de lazer no percurso e entorno dos eixos de ligação entre as zonas Sul e Leste. Os exemplos são os parques Caiera, São Francisco, da Cidade, Porta do Mar, das lagoas do Jarivatuba (a ser construído) e Porto Cachoeira. Os passeios públicos já instalados e os planejados também entram nessa lista. O Via Parque terá atuação de “divisor ecológico”, entre as áreas urbanizadas e o manguezal preservado. Era também o projeto da Beira-Mangue.
As pontes Joinville, em obras entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista; e a do Espinheiros (ainda a ser construída), fazem parte do Via Parque e vão ficar com parcelas dos recursos do financiamento. O empréstimo será usado também em outras obras, além de projetos executivos e estudos ambientais. Serão 20 quilômetros de vias na região Sudeste a passar por requalificação, inclusive mais acessos das pontes.
Há plano para requalificação de ruas entre a avenida Santos Dumont e a rua Max Boehm, via no Comasa que participará da ligação com o Espinheiros por meio da futura ponte sobre canal e área de mangue. Em caso de aval da Cofiex, o empréstimo ainda vai tramitar por outros órgãos federais até ser assinado. Após a contratação do financiamento, será a vez de licitar os projetos e os estudos ambientais. No caso do complemento para a Ponte Joinville, o recurso será usado quando necessário – ou seja, a partir de 2026.
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