O subsídio e a localização de um dos acessos estão as questões em tratativas para a implantação do ferryboat entre Balneário Barra do Sul e o Ervino (São Francisco do Sul). A oferta do serviço tem o aval do governo do Estado, após pedido dos municípios, e neste momento, as duas prefeituras estão em conversas com a empresa que deverá realizar o transporte. O plano é de realizar seis saídas de cada cidade por dia.

Continua depois da publicidade

Confira imagens de Balneário Barra do Sul e do Ervino

A meta de oferecer a travessia a partir da próxima temporada está mantida, mas será preciso definir as duas questões. Com o ferryboat, o deslocamento pode levar 15 minutos – a distância rodoviária entre a Barra do Sul e o Ervino tem aproximadamente 35 km, por meio da BR-280 e acessos municipais e estaduais. O serviço, demanda antiga das duas cidades, é apontado como incentivo ao turismo, além de facilitar a ligação entre as comunidades.

Para manter a tarifa competitiva, as duas prefeituras deverão bancar parte dos custos, por meio de subsídio. Há projeções das despesas, mas ainda não foi definido qual seria o valor a ser efetivamente pago, até porque os municípios não têm previsão orçamentária para essa modalidade. O tema continua em discussão.

O local de embarque e desembarque em Balneário Barra do Sul pode mudar. O roteiro inicial é entre as ruas Djalma Cercal (Barra do Sul) e Itália (Ervino), em travessia sobre canal do Linguado, mas está em avaliação a possibilidade de a rua das Garças, mais ao Sul, será o local de acesso em Barra do Sul. A alteração está em discussão.

Entre as outras providências a serem tomadas, estão a construção de rampas, dos dois lados, melhorias na sinalização e patrolamento da via de acesso ao Ervino. O serviço de ferryboat deverá ser oferecido de forma experimental por um ano, com possibilidade de prorrogação.

Continua depois da publicidade

Draga utilizada em Balneário Camboriú fará “maior” alargamento de praia do País, em SC

Vias de acesso aos aterros em Joinville têm pedido de R$ 12 milhões para asfalto

Joinville busca empréstimo para bancar implantação da Via Parque

Além das áreas de escape: reforma de rodovia em SC continua nos planos, com revisão de projeto

Lote “complicado” de duplicação em SC tem desafio para volta das obras

Nova etapa de duplicação em Joinville vai alterar rotatória; paisagismo terá mudança

Mais de 12 anos após início da primeira etapa, duplicação em Joinville terá última fase