nsc
nsc

BREJA E COMIDA

5 estilos de cerveja que harmonizam com pizza

Compartilhe

Santa
Por Santa Cerveja
22/09/2020 - 04h00
Pizza com cerveja... Será que dá certo?
Pizza com cerveja... Será que dá certo? (Foto: Unsplash, Banco de Imagem)

Você pensa que massa só cai bem com vinho? Está muito enganado! Pizza também harmoniza com cerveja e, por isso, a gente elaborou para você uma lista com cinco estilos curingas que formam belos contextos para o seu almoço ou jantar. Desde os estilos mais tradicionais até alternativos, muitos combinam bem com a boa e velha pizza de cada dia

Mas, afinal, quais são as cervejas que melhor harmonizam com pizza?

Para responder essa pergunta, primeiro é preciso saber qual a pizza que virá pela frente. Um estilo mais tradicional, como a marguerita? Uma mais condimentada, como a pepperoni? Uma pegada com ares mais alternativos, como uma mexicana, ou então uma doce? Para cada uma delas há um estilo que mais se complementa, para formar uma experiência única no paladar.

India Pale Ale (IPA)

Cervejas mais lupuladas, como é o caso das IPAs, harmonizam bem com opções mais gordurosas e também mais condimentadas. Então tanto uma APA, uma IPA, ou uma Imperial IPA podem fazer um bom par com pizzas de 4 queijos, de calabresa, de pepperoni e até com aquelas misturanças que levam carne moída, pimentão e outros temperos.

Pilsen

São cervejas com menos complexidade e, como consequência, exigem que a pizza não seja uma explosão na boca. Harmonizam bem com uma boa e velha marguerita, com uma siciliana, e até com uma napolitana. Quer arriscar um pouco? Aquelas opções de pizza que levam camarão também vão dar certo — só não me venha com uma paella em cima da massa, né?

Belgian Blond Ale

Assim com a pilsen, também cai bem a tradicional marguerita ou com uma pizza que tenha frango na receita. Mas como o universo das belgas tem dezenas de outras opções, você pode harmonizar uma Belgian Strong Ale até com pizzas doces, como uma de banana nevada.

Weizen

Essa não tem erro: as Weizen (ou ‘weiss’, como queiram) harmonizam com pizzas de frango com catupiry. Se for comprar (ou fazer) uma pizza de muçarela, vá sem medo em uma Witbier, que também leva malte de trigo na composição e é bem leve e refrescante.

Stout

Quem é que disse que doce não vai com cerveja? Vai sim. E aí vem uma harmonização um tanto quanto óbvia: as Stouts, conhecidas por serem parte de combinações com sobremesas, caem muito bem com pizzas que levam chocolate preto. O estilo porter também entra nessa lista, viu?

Por Augusto Ittner augusto.ittner@somosnsc.com.br

Santa Cerveja

Colunista

Santa Cerveja

Novidades, dicas, curiosidades e os principais assuntos que envolvem o setor cervejeiro de SC e do Brasil você acompanha aqui no Santa Cerveja, um blog assinado pelos jornalistas Augusto Ittner e Lucas Paraizo.

siga Santa Cerveja

Santa Cerveja

Colunista

Santa Cerveja

Novidades, dicas, curiosidades e os principais assuntos que envolvem o setor cervejeiro de SC e do Brasil você acompanha aqui no Santa Cerveja, um blog assinado pelos jornalistas Augusto Ittner e Lucas Paraizo.

siga Santa Cerveja

Mais colunistas

    Mais colunistas