nsc
    hora_de_sc

    Delícia!

    No Dia da Pizza, descubra a história do prato e aprenda a fazer uma receita clássica

    Italianos levam a fama pela criação da pizza, mas primeiros registros da massa produzida com farinha e água foram feitos no Egito

    10/07/2020 - 06h11 - Atualizada em: 10/07/2020 - 09h23

    Compartilhe

    Por Janaína Laurindo
    São Paulo é a segundo cidade no mundo em consumo de pizza.
    São Paulo é a segundo cidade no mundo em consumo de pizza.
    (Foto: )

    Ao pensar em pizza não temos como desassociar a sua relação com a Itália. No Brasil, a primeira pizza foi trazida por imigrantes italianos, no século XIX. O pizzaiolo Carmino Corvino abriu a primeira pizzaria do país em São Paulo, que é até o hoje o Estado que mais consome a redonda no país, e o segundo no mundo, atrás apenas de Nova York, nos Estados Unidos, segundo dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, divulgados em 2018.

    > Conheça a mistura de sabores e texturas da pizza de burrata

    Mas a história conta que os primeiros registros da massa produzida com farinha e água foram feitos no Egito há 5 mil anos. Já em formato de disco, a massa fina era conhecida como piscea. Árabes também já consumiam o pitta – conhecido no Brasil como pão sírio — que era recheado e usava os mesmo ingredientes base da tradicional pizza. 

    Se não dá para ter precisão na origem, podemos apontar os italianos como proprietários por mérito da deliciosa redonda. No início, eram apenas os trabalhadores do sul da Itália que consumiam pizzas, recheadas apenas com ervas e azeite, o alimento barato saciava a fome dos mais pobres.

    Mas o prato popularizou e ganhou novos recheios e novo status entre os italianos. Depois disso ela se transformou no que conhecemos hoje, com massa de tomate e queijo, são as queridinhas dos deliverys e da mesa dos brasileiros e de pessoas do mundo inteiro.

    > Aprenda a fazer massa de pizza de frigideira e conheça cinco recheios para o prato

    Em tempos de isolamento social, a pizza é uma das líderes nos pedidos de entrega, mas há também quem se aventure na cozinha para preparar em casa sua própria redonda. Sem um forno de pizza a escolha dos ingredientes pode fazer a diferença na preparação em forno convencional.

    > Conheça o porco-pizza, sabor de pizza genuinamente catarinense

    — A qualidade da farinha de trigo influencia diretamente no resultado final. É ela que vai conferir a crocância e a leveza da massa — explica Estefano Stemmer, gerente industrial do Moinho de Trigo Herança Holandesa, que desenvolveu uma farinha especial para esse preparo.

    Apesar da primeira preocupação ser com o sabor da pizza, é na massa que pode estar o sucesso da receita. E para marcar o Dia Nacional da Pizza, celebrado em 10 de julho, o chef Jorge Mariano traz algumas dicas de preparo e uma sugestão de recheio.

    > Descubra o que é a pizza deep dish: cheia de recheio e sabor

    — Escolhi uma receita inspirada em um molho clássico italiano, o boscaiola, que leva pancetta (ou bacon), cogumelos frescos e nata — conta.

    > Confira dicas de pizzas diferentes para provar em Florianópolis

    Pizza de calabresa com cogumelos frescos

    Receita by Alegra, indústria de produtos suínos
    Receita by Alegra, indústria de produtos suínos
    (Foto: )

    Massa de pizza

    - 1kg de farinha de trigo

    - 600ml de água

    - 20g de sal

    - 1g de fermento biológico seco

    Modo de preparo: aqueça levemente a água (não deixe passar de 30ºC), coloque em uma bacia, adicione o fermento e aguarde 15 min. Acrescente a farinha, o sal e misture com as mãos. Quando estiver toda incorporada à água, coloque em uma superfície limpa e sove até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe a massa crescer por 2h a 4h em temperatura ambiente, até dobrar de tamanho. Divida a massa em bolinhas de 200g, coloque cada bolinha em um recipiente com tampa e levemente untado com azeite e leve à geladeira por 18h a 24h.

    Molho para pizza

    - 500g de tomates pelados

    - 10g de sal

    Modo de preparo: misture os tomates e o sal e amasse com as mãos até obter um molho com pedaços bem pequenos de tomate. O molho tradicional para pizzas italianas não deve ser cozido. 

    > Azeite de oliva: conheça os principais tipos e as diferenças

    Ingredientes frescos farão a diferença no preparo.
    Ingredientes frescos farão a diferença no preparo.
    (Foto: )

    Recheio

    - 500g de mussarela

    - 300g de cogumelos paris frescos

    - 300g de calabresa fatiada

    - Azeite de oliva extra virgem

    - Pimenta do reino

    - Salsinha fresca.

    Modo de preparo: pré-aqueça o forno na temperatura máxima por pelo menos 30 minutos. Se tiver uma pedra de pizza, aqueça junto com o forno. Abra a massa e cubra com o molho de tomates. Adicionar a mussarela picada grosseiramente, a calabresa fatiada e os cogumelos também fatiados. Levar ao forno por 3 a 8 minutos (depende da potência do seu forno), girando a pizza caso necessário. Tirar do forno, finalizar com azeite extra virgem, pimenta do reino e salsinha fresca.

    > Descubra como harmonizar chocolates e vinhos

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas