A Câmara de Florianópolis precisa voltar ao normal, seja lá o que isso signifique. Ao final da sessão desta terça-feira o aparelho celular do vereador Maikon Costa (PSDB) voou pelo plenário após um tapa desferido pelo presidente da Casa, Roberto Katumi (PSD). Segundos antes, Katumi havia encerrado a sessão em meio ao bate-boca iniciado quando não permitiu que Lela (PDT) apresentasse um vídeo durante seu pronunciamento em tribuna.

Continua depois da publicidade

O tumulto se seguiu e por muito pouco não descambou para a agressão física entre parlamentares. O único atingido, por sorte, foi o celular do vereador tucano – que aparentemente sobreviveu ao voo e à queda. A briga em plenário acontece menos de uma semana depois da Câmara quase cassar Maikon Costa por quebra de decoro parlamentar em uma entrevista a uma programa de rádio. O tucano teria comparado o parlamento municipal da Capital catarinense a um prostíbulo, o que deixou indignados vereadores e servidores da Casa. Faltaram três votos dos 16 necessários. Katumi, o do tapa no celular, votou pela cassação do tucano.

A discussão desta terça-feira teve início durante a análise de um projeto enviado pelo prefeito Gean Loureiro (sem partido) que permite a adesão de Florianópolis à Associação Internacional de Cidades Educadoras. Lela fez uma crítica política à proposta e disse que apresentaria um vídeo. O presidente impediu a divulgação alegando que o pedetista havia apresentado a mesma peça na segunda-feira – denúncias do Sintrasem de supostas irregularidades da prefeitura na terceirização de creches – e que isso feria o regimento por ser momento de discussão do projeto em votação. Lela rebateu Katumi, disse que o vídeo não era o mesmo e que estava tendo o trabalho cerceado pelo presidente.

A discussão prosseguiu e nos apartes, Pedrão e Maikon Costa defenderam o pedetista. O tom subiu mais uma vez e Katumi encerrou a sessão. Os xingamentos continuaram no plenário atté o momento em que Katumi deu o tapa no aparelho celular de Maikon Costa. A tensão continuou com empurra-empurra e xingamentos. O clima só aliviou quando o presidente deixou o plenário. Está cada vez mais elástico – e voador – o conceito de decoro parlamentar na Câmara de Vereadores da Capital de Santa Catarina.

Vídeo da confusão:

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC