nsc
nsc

Aliados

Ex-deputado Mauro Mariani é nomeado no gabinete de Dário Berger no Senado

Compartilhe

Upiara
Por Upiara Boschi
15/03/2021 - 17h46
Mauro Mariani foi candidato a governador pelo MDB em 2018 com apoio do senador Dário Berger
Mauro Mariani foi candidato a governador pelo MDB em 2018 com apoio do senador Dário Berger (Foto: Divulgação)

Ex-deputado federal e candidato a governador pelo MDB em 2018, Mauro Mariani está de volta ao Congresso Nacional. O emedebista foi nomeado na para ser assessor parlamentar do senador Dário Berger (MDB) a partir desta segunda-feira. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União com data de 12 de março.

Upiara Boschi: Chiodini e Dário comandam comissões de infraestrutrura no Congresso

Mauro Mariani está sem mandato desde que ficou em terceiro lugar na eleição para o governo estadual em 2018. Antes, foi deputado federal por três mandatos (2007 a 2018), deputado estadual e prefeito de Rio Negrinho. Mariani e Dário são antigos aliados nas disputas internas do MDB.

Upiara Boschi: MDB-SC chama velha base para escolher pré-candidato, mas abre brecha para novos filiados

Desde que foi derrotado em 2018, Mariani tem se mantido discreto no jogo político - mesmo dentro do MDB. A nomeação para o gabinete Dário reforça a antiga aliança e indica que o emedebista pode estar retornando ao tabuleiro em um momento de definição no partido. Em agosto deve ser realizada a prévia para escolher o candidato do MDB a governador e Dário é mais uma vez candidato, desta vez contra o deputado federal Celso Maldaner e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

Upiara Boschi: Adesão do MDB ao governo Moisés se restringe à bancada na Alesc

O senador foi o maior aliado de Mariani na construção da candidatura ao governo em 2018, assim como o ex-deputado federal foi o principal articulador da candidatura de Dário ao Senado em 2014 - quando a cúpula do partido tentava equalizar uma aliança com o PP para a vaga. Dário acabou escolhido na convenção que aprovou a aliança para a reeleição de Raimundo Colombo (PSD) ao governo e de Eduardo Pinho Moreira (MDB) para a vaga de vice, à revelia das a conversas das cúpulas da coligação.

Quatro anos antes, Mariani já estava com Dário no confronto interno com Pinho Moreira e o ex-governador e ex-senador Luiz Henrique da Silveira, falecido em 2015. Na época, o então deputado federal apoiou Dário na prévia para escolher o candidato a governador do partido - vencida por Pinho Moreira, que acabaria compondo como vice na chapa de Colombo.

Receba os textos, lives, podcasts e comentários na NSC TV de Upiara Boschi no WhatsApp clicando no aqui Para receber no Telegram, é só clicar em https://t.me/upiaransc

Upiara Boschi

Colunista

Upiara Boschi

Faz a leitura e a análise do contexto do cenário político de Santa Catarina, com informações de bastidores. Explica motivações e consequências das principais decisões tomadas nos poderes do Estado.

siga Upiara Boschi

Upiara Boschi

Colunista

Upiara Boschi

Faz a leitura e a análise do contexto do cenário político de Santa Catarina, com informações de bastidores. Explica motivações e consequências das principais decisões tomadas nos poderes do Estado.

siga Upiara Boschi

Mais colunistas

    Mais colunistas