Apagão cibernético mundial causa atrasos para passageiros em Aeroporto de Florianópolis

Empresas aéreas recomendam que passageiros cheguem com antecedência ao aeroporto

Compartilhe:
Apagão cibernético mundial causa atrasos em voos no Aeroporto de Florianópolis

Passageiros não conseguiram realizar check-in por totens (Foto: Rafaela Cardoso, NSC TV)

Ao menos quatro voos tiveram atrasos durante a madrugada e manhã desta quinta-feira (19) no Aeroporto de Florianópolis, após o apagão cibernético que afeta serviços em todo o mundo. Os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque estão ocorrendo de forma manual, o que pode ocasionar atrasos, conforme a concessionária que administra o terminal.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

André Kirsten, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), chegou ao aeroporto por volta das 8h com a família e tem como destino final Berlim, na Alemanha. Ele foi informado dos problemas por conta do apagão cibernético ao se deparar com a fila para o check-in.

Continua após a publicidade

— Chegamos, fomos surpreendidos com essa fila gigantesca e ao perguntar, pedi informações e aí nos foi avisado que está sendo feito tudo de forma manual — explicou o professor.

Ele afirmou que até então não havia sido avisado sobre possibilidade de atraso no voo até São Paulo, apesar de já estar na fila há uma hora.

— Estamos há quase uma hora aqui e ainda acho que vai mais uma hora para fazer o check-in — relata.

Atrasos e check-in manual

Quatro voos da companhia aérea Azul tiveram atrasos hoje no aeroporto, com destino para Campinhas, Curitiba e Belo Horizonte. O sistema apresenta problemas desde a madrugada. Nas redes sociais, a companhia publicou um comunicado em que recomenda que os passageiros se dirijam ao aeroporto com antecedência.

Continua após a publicidade

“Devido à instabilidade global em nossos sistemas de check-in, o check-in digital está indisponível.
Recomendamos que Clientes com voo hoje cheguem ao aeroporto com maior antecedência. Atrasos de voos podem acontecer. Sabemos como isso pode afetar sua jornada e esperamos que o problema seja resolvido em breve.”

O sistema da companhia Latam também está fora do ar. A empresa se posicionou, em nota:

Continua após a publicidade

O Grupo LATAM informa que até o momento a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft a nível mundial.
O Grupo LATAM recomenda aos seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução em https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens.
O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros.

A concessionária do Aeroporto de Florianópolis destacou que o processo manual de check-in pode causar atrasos no voos, e por isso orientou os passageiros a chegarem mais cedo.

Continua após a publicidade

A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis informa que, neste momento, as companhias aéreas Azul e Latam estão realizando os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque de forma manual, o que aumenta o tempo desses procedimentos e pode ocasionar atrasos. Orientamos os passageiros que cheguem mais cedo no aeroporto. Mais informações podem ser obtidas com as cias aéreas.

Aeroporto de Florianópolis registrou filas e atrasos após apagão cibernético

Leia também

O que explica apagão cibernético que afetou computadores, aviões e bancos ao redor do mundo

Continua após a publicidade

Apps de bancos têm instabilidade após apagão cibernético