Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus; SC não tem casos suspeitos 

Número é o mesmo informado na quarta-feira, mas casos suspeitos de SC saíram da lista depois de terem sido descartados

Compartilhe:

Ministério divulgou dados em entrevista coletiva nesta quinta-feira (Foto: Gustavo Frasão, Ascom Ministério da Saúde)

O Ministério da Saúde atualizou na tarde desta quinta-feira os dados sobre os casos suspeitos de coronavírus no país. O Brasil segue sem nenhum caso confirmado e com nove pacientes suspeitos de ter a doença – nenhum deles em Santa Catarina.

Continua após a publicidade

O número é o mesmo que o ministério havia informado na quarta-feira. A diferença é que os dois casos de Santa Catarina, citados como suspeitos na quarta-feira, foram oficializados como descartados pelo Ministério. A Diretoria de Vigilância Sanitária (Dive-SC) já havia descartado os casos depois de receber o resultado do exame, na tarde de quarta, menos de uma hora depois da coletiva em que o governo federal relatou a existência das duas suspeitas em SC.

De quarta para quinta, também foram descartados um caso no Paraná e um em São Paulo. Um caso do Rio de Janeiro foi excluído – o que ocorre quando o paciente não reúne todas as características de suspeita da doença, como febre, dificuldade respiratória e viagem feita para a China ou contato com pessoa que viajou para o país asiático.

Continua após a publicidade

No lugar desses quatro casos descartados e um excluído, entraram novos casos no Rio de Janeiro (1), São Paulo (1), Paraná (1) e Rio Grande do Sul (1). Além deles, mais um paciente do Rio Grande do Sul foi contabilizado entre os suspeitos. Ele já havia sido descartado, mas voltou à fileira dos casos a serem analisados por conta de novos sintomas apresentados pelo paciente.

Os pacientes que são notificados como possíveis suspeitas precisam apresentar febre, sintomas de problemas respiratórios e viagem para a China ou contato com alguém que tenha viajado para o país asiático ou com algum caso confirmado da doença.

Se não obedece a algum desses critérios, o caso notificado é excluído. Caso preencha esses requisitos, é enquadrado como suspeito e submetido a exames – primeiro, para apontar se correspondem a doenças respiratórias como gripe. Se houver diagnóstico positivo para outro problema respiratório, ele é descartado. Caso o resultado dê negativo para esses quadros, os exames avançam para a testagem de coronavírus.

Leia mais: Santa Catarina tem dois hospitais de referência para receber casos de coronavírus

Continua após a publicidade

Em todo o mundo, coronavírus tem 7,8 mil casos confirmados

Em todo o mundo, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam 7.818 casos confirmados até a tarde desta quinta-feira. Somente na China, são 7.736 casos confirmados e 12.167 suspeitos. A China já teve 170 mortes causadas pela doença.

Fora da China, a doença ainda não provocou nenhuma morte, mas tem 82 casos confirmados, distribuídos em 18 países.

Continua após a publicidade
Untitled infographic
Infogram

Casos descartados em SC envolviam casal que fez escala na China

As duas suspeitas descartadas de coronavírus em Santa Catarina envolveram uma mulher de 29 anos e um homem de 28 anos, ambos moradores de São José, na Grande Florianópolis.

Eles viajaram para Bangkok, na Tailândia, no dia 26 de dezembro de 2019, e voltaram para o Brasil em 12 de janeiro de 2020. Na viagem, fizeram escalas em Madrid, na Espanha, e em Pequim, na China, o que motivou a suspeita de coronavírus, já que o país vive um surto da doença, com 170 pessoas mortas desde o início do mês até esta quinta-feira. O casal passou 12 horas na cidade chinesa.

Continua após a publicidade

A mulher começou a apresentar sintomas no dia 25 e o homem, no dia 28. Eles procuraram atendimento médico na UPA Continente, em Florianópolis, com falta de ar, dores musculares, febre, tosse e coriza. Os pacientes receberam alta e tiveram orientação para ficar em casa, sem receber visitas ou sair para lugares públicos. Agora, com o resultado que descartou o caso como coronavírus e apontou que se tratava de vírus Influenza B, um dos causadores da gripe, o casal vai receber tratamento para esta doença.