Brasileiros repatriados da China por causa do Coronavírus embarcam de volta para casa 

Quatro pessoas catarinenses estão no grupo e serão trazidas de volta ao Estado neste domingo 

Compartilhe:

Brasileiros ficaram 14 dias na Base Aérea de Anápolis (Foto: Silvana Pires)

Depois de 14 dias de quarentena em Anápolis (GO), os 58 repatriados da China por causa do Coronavírus começam a voltar para casa neste domingo a partir das 11h30min – quando os primeiros voos partem da Base Aérea. Mas antes eles participam de uma cerimônia com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que marca oficialmente a liberação. Do grupo, 34 pessoas estavam em Wuhan – cidade considerada o epicentro do Coronavírus -, o restante faz parte da equipe de resgate do governo brasileiro.

Continua após a publicidade

Durante o período de quarentena, os brasileiros foram submetidos a três coletas de exames, a última na sexta-feira (21), e todos os resultados deram negativo para coronavírus. Os repatriados receberam do Ministério da Saúde uma declaração de que estão livres da doença.

No sábado (22) o Ministério da Defesa divulgou um vídeo do momento em que os brasileiros ficaram sabendo que seriam liberados. Um médico do Ministério da Saúde faz o anúncio e pede que todos tirem a máscara como um gesto pelo fim da quarentena.

Continua após a publicidade

Aviões da Força Aérea Brasilia (FAB) irão levar os brasileiros para nove Estados, em um aproveitamento de voos de transporte logístico de material e de militares, de acordo com os seguintes destinos:

Distrito Federal (Ala 1 – Base Aérea de Brasília) – 20 passageiros, sendo 9 militares, 1 profissional do Ministério da Saúde, 1 profissional da EBC e 9 repatriados;

São Paulo (Base Aérea de São Paulo) – 13 passageiros, sendo 11 repatriados, um militar e uma integrante do Ministério da Saúde;

Rio de Janeiro (Ala 11 – Base Aérea do Galeão) – 11 militares;

Continua após a publicidade

Paraná (Aeroporto Internacional Afonso Pena) – 5 repatriados;

Santa Catarina (Base Aérea de Florianópolis) – 4 repatriados;

Continua após a publicidade

Minas Gerais (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa) – 3 repatriados;

Pará (Campo de Provas Brigadeiro Velloso) – 1 repatriada;

Continua após a publicidade

Dois repatriados que vão ser levados para Brasília, seguem em voos comerciais para o Maranhão e para o Rio Grande do Norte. Um repatriado permanecerá em Anápolis.

Entre eles está uma família que mora em Palhoça, na Grande Florianópolis. Mãe e filha haviam viajado para Wuhan, cidade da China considerada o epicentro do coronavírus, e não conseguiram retornar ao Brasil depois que o aeroporto local foi fechado por conta do avanço da contaminação.

Continua após a publicidade

Até o momento, no Brasil, não há registro de casos da doença. O mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostra que, no período entre 18 de janeiro a 21 de fevereiro de 2020, foram notificados 154 casos para investigação de possível contaminação pelo coronavírus (COVID-19). O primeiro caso suspeito no Brasil foi notificado no dia 22 de janeiro de 2020. Desse total, apenas um caso (0,7%) caso permanece em investigação como caso suspeito, 51 (33,1%) foram descartados por confirmação laboratorial para outros vírus respiratórios e 102 (66,2%) foram classificados como excluídos, por não atenderem à definição de caso.

*Com informações de Silvana Pires e Agência Brasil