Os 58 brasileiros que estão cumprindo quarentena na Base Aérea de Anápolis (G) serão liberados neste domingo (23). Entre eles está uma família que mora em Palhoça, na Grande Florianópolis. Mãe e filha haviam viajado para Wuhan, cidade da China considerada o epicentro do coronavírus, e não conseguiram retornar ao Brasil depois que o aeroporto local foi fechado por conta do avanço da contaminação.
Continua depois da publicidade
Neste sábado (22), o Ministério da Saúde informou que o resultado da terceira coleta de exames, feita um dia antes, deu negativo para coronavírus e que as pessoas colocadas em quarentena continuam sem qualquer sintoma. Com isso, neste domingo o grupo será levado de volta para os locais em que moram.
Em Santa Catarina, a chinesa Hui Zhang e a filha Isabela Lassalle Zhang, de um ano e meio, vão desembarcar na Base Aérea de Florianópolis. Além delas, mais dois repatriados vão ser trazidos em voo da FAB a SC. O horário de chegada ainda não está definido.
Os deslocamentos serão feitos em aproveitamento de voos de transporte logístico de material e de militares da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles terão como destino:
Distrito Federal (Ala 1 – Base Aérea de Brasília) – 20 passageiros, sendo nove militares, um profissional do Ministério da Saúde, um profissional da EBC e nove repatriados;
Continua depois da publicidade
São Paulo (Base Aérea de São Paulo) – 13 passageiros, sendo 11 repatriados, um militar e uma integrante do Ministério da Saúde;
Rio de Janeiro (Ala 11 – Base Aérea do Galeão) – 11 militares;
Paraná (Aeroporto Internacional Afonso Pena) – 5 repatriados;
Santa Catarina (Base Aérea de Florianópolis) – 4 repatriados;
Minas Gerais (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa) – 3 repatriados;
Pará (Campo de Provas Brigadeiro Velloso) – 1 repatriada;
Dois repatriados, transportados para Brasília, seguirão em voos comerciais para o Maranhão e para o Rio Grande do Norte. Um repatriado permanecerá em Anápolis (GO).