Central de emergência dos bombeiros reabre em Blumenau após um ano em Balneário Camboriú

Decisão de colocar o espaço novamente em funcionamento é fruto de uma pressão popular

Compartilhe:

Reabertura ocorre após pressão popular que começou em janeiro deste ano, após incêndio na Rua XV (Foto: Patrick Rodrigues, NSC)

A central de emergência dos bombeiros em Blumenau reabriu nesta quarta-feira (18), às 13h. Durante o último um ano, a estrutura na maior cidade do Vale do Itajaí esteve fechada e as ligações feitas por moradores da região para o 193 eram atendidas em Balneário Camboriú.

Continua após a publicidade

Inicialmente, dois atendentes vão receber as chamadas na central localizada dentro do batalhão, em frente ao Terminal da Proeb. Porém, existe a capacidade para ampliar em mais um profissional. No local, serão atendidos os chamados de nove cidades do Vale do Itajaí:

Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Timbó, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Doutor Pedrinho.

Continua após a publicidade

— A infraestrutura da nossa central foi aprimorada com até três consoles para atendimento, porém em situações de normalidade, serão somente dois atendentes por turno de seis horas, com a possibilidade de ativarmos mais um console em casos de maior demanda pontual — destaca o comandante do 3º BBM, Tenente-Coronel Mateus Muniz Corradini.

A decisão de colocar o espaço novamente em funcionamento é fruto de uma pressão popular, após a suposta demora no tempo de resposta durante o incêndio que destruiu lojas na Rua XV de Novembro, em janeiro deste ano.

Em 9 de junho, o governo do Estado chegou a dizer que seriam necessários 30 dias para reorganizar o espaço no batalhão de Blumenau e definir as equipes de atendimento. Porém, na semana passada, a corporação informou o adiantamento da data para 18 de junho.