A central de emergências do Corpo de Bombeiros Militar em Blumenau deve reabrir dentro de 30 dias. A estrutura está fechada desde maio do ano passado, quando as ligações feitas por moradores da cidade para o 193 passaram a ser atendidas em Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

A decisão de colocar o espaço novamente em funcionamento é fruto de uma pressão popular, após a suposta demora no tempo de resposta durante o incêndio que destruiu lojas na Rua XV de Novembro, em janeiro deste ano. Segundo o governo do Estado, os 30 dias são necessários para reorganizar o espaço no batalhão e definir as equipes que vão atender as ligações ao 193.

Balneário Camboriú atende, atualmente, 31 municípios. Quando a central de Blumenau reabrir, o número passará para 22. Desta forma, a divisão será assim:

Central em Blumenau vai atender: Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Timbó, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho.

Central de Balneário Camboriú: Araquari, Balneário Barra do Sul, Balneário Piçarras, Barra Velha, Garuva, Ilhota, Itajaí, Itapoá, Luiz Alves, Navegantes, Penha, São Francisco do Sul (Ervino), Balneário Camboriú, Camboriú, Bombinhas, Canelinha, Itapema, Major Gercino, Nova Trento, Porto Belo, São João Batista e Tijucas.

Continua depois da publicidade

Integração das centrais dos bombeiros

Diariamente, são recebidas, em média, 1,7 mil chamadas por meio do 193. Atualmente, existem oito Centrais de Operações Bombeiro Militar (Cobom) no Estado: Florianópolis, Balneário Camboriú, Tubarão, Lages, Rio do Sul, Chapecó e Curitibanos. Em cada uma delas, bombeiros militares e comunitários prestam atendimento e oferecem orientação à população que busca o serviço.

A integração das centrais de atendimento vem ocorrendo de forma gradativa. Em 2006, eram 93. Em 2015, 33. Essa reorganização do sistema impacta diretamente o atendimento à população. O Corpo de Bombeiros Militar argumenta que, com centrais mais robustas, com maior número de atendentes disponíveis e sistemas integrados, o tempo de resposta aos chamados melhorou.

“De 2020, quando eram 16 centrais, para 2025, quando temos a configuração atual, com oito centrais, o tempo entre a realização da chamada e o atendimento reduziu 14 segundos, passando de 21 para apenas 7 segundos, em média”, segundo a corporação.

Projeto quer criar central unificada de emergências

Além da integração das centrais dos bombeiros, o governo do Estado está implantando o projeto piloto das Centrais Integradas de Emergência em Santa Catarina. A ideia é criar estruturas que recebam, em um único local, as ligações feitas para polícias, bombeiros e saúde pelos telefones 190, 192 e 193.

Continua depois da publicidade

A justificativa é “reduzir a redundância nos atendimentos e melhorar mais o tempo de resposta para a população”. A proposta é que sejam apenas três centrais. Uma na região do DDD 47, que segundo o governador Jorginho Mello deve ficar em Blumenau, outra para o DDD 48 e, por fim, uma para o DDD 49.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a expectativa era de que a central voltasse para Blumenau quando este movimento do governo do Estado fosse realizado, unindo todas as emergências. “No entanto, devido ao clamor popular, o comando do CBMSC optou por antecipar o seu retorno. A determinação foi para que aconteça de forma imediata, mas é preciso reorganizar o espaço e as equipes, o que pode levar em torno de trinta dias”.

Fotos revelam ocorrências marcantes dos Bombeiros de Blumenau